EventosInstitucionalTCE-RO

Servidores participam de reunião de lançamento do Projeto de Implantação do Sistema de Integridade do TCE-RO

Além de membros e servidores do Tribunal, evento contou com a participação do advogado e professor Rodrigo Pironti, que será o consultor responsável pelo projeto no âmbito da Corte de Contas

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, nessa quinta-feira (3/11), o primeiro encontro presencial do Projeto do Sistema de Integridade destinada a todos os servidores da Corte. O evento teve transmissão online pela plataforma YouTube.

Clique no link acima para assistir ao evento na íntegra

Na palestra ministrada pelo advogado e professor Rodrigo Pironti, foram abordados conceitos e interpretações voltadas às temáticas de integridade e compliance no âmbito do órgão. A implantação do projeto no TCE-RO, que é pioneira em relação a outros Tribunais de Contas, terá duração de doze meses.

“Os Tribunais de Contas têm um papel fundamental no controle externo em âmbito nacional, mas é preciso haver uma pausa a fim de possibilitar que as próprias atitudes e inovações trazidas sejam perceptíveis pelo ponto de vista da integridade e da ética. É preciso refletir a legalidade do ato e como este vem sendo praticado”, destaca Pironti.

Ainda de acordo com o professor, a lógica de compliance é de que, para além de estar em conformidade, é necessária a criação de uma cultura ética: “O programa tem o intuito de mudar a percepção de cada um dos servidores no sentido de trazer fluxos de ética, racionalidade e missão institucional para o exercício das funções que realizam”.

O consultor Rodrigo Pironti e a advogada e presidente da Comissão de Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB-PR, Mariana Keppen, no evento no TCE-RO

ABERTURA

Durante a solenidade de abertura do projeto, o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto falou sobre as ações realizadas aos servidores do TCE-RO, visando tornar a instituição mais eficiente e, assim, garantir o cumprimento dos objetivos organizacionais.

Para o Presidente Paulo Curi, o projeto reforçará ainda mais, no Tribunal, o cumprimento da legislação, respeitando as premissas da integridade

“O programa reforçará ainda mais, no Tribunal, o cumprimento da legislação, respeitando as premissas da integridade. Também nos ajudará a cumprir nossos objetivos estratégicos voltados à educação e à sustentabilidade”, acrescentou.

O Conselheiro Corregedor Edilson Silva lembrou que questões referentes à integridade fazem parte de diretriz da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)

Já o Conselheiro Corregedor-Geral do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva, falou do pioneirismo do órgão, sendo modelo na implantação da integridade. “Este evento faz parte de uma política de estímulo a que os servidores possam se engajar na elaboração e na concretização da política de integridade da nossa Corte. É uma diretriz da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e a implantação do sistema é de fundamental importância nos dias atuais”, ressaltou.

A mesa de honra também contou com a presença do Procurador do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Ernesto Tavares Victoria, e da advogada e presidente da Comissão de Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB-PR, Mariana Keppen.

REUNIÃO

Após a palestra com os servidores, os representantes das unidades que compõem o Tribunal realizaram uma reunião com a equipe de Rodrigo Pironti, que será o responsável pela consultoria e apoio técnico e científico do projeto.

Após a palestra, gestores do TCE tiveram um encontro Rodrigo Pironti, que será o responsável pela consultoria e apoio técnico e científico do projeto

A atividade serviu para delimitar os primeiros passos a serem efetivados na implantação do projeto no TCE-RO. É esperado pelos servidores que estejam atentos às solicitações e aos prazos estabelecidos pela consultoria, entre os quais, a participação no treinamento.

Realizado no auditório, o evento teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Tribunal de Contas

Dessa forma, será possível, não só que os resultados esperados sejam atingidos dentro do cronograma previsto, como também a manutenção de um ambiente profissional ético e íntegro no TCE rondoniense.

FORMULÁRIO

Ainda dentro das ações do projeto, no dia 8 de novembro servidores selecionados por amostragem pela consultoria receberão, em seus e-mails institucionais, um formulário com questões que servirão para apurar o grau de maturidade institucional. Esse formulário deve ser respondido até o dia 11 de novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo