Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

Balanço dos resultados da implementação do PAIC nos municípios do Vale do Jamari marca evento em Ariquemes

O Encontro para Análise e Apropriação dos Resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) contou com representantes do TCE-RO, do MPC-RO e dos gestores e equipes dos municípios que implementaram o programa neste primeiro ano

Realizado na tarde dessa segunda-feira (19/12), no auditório do Sebrae/Rondônia em Ariquemes, o I Encontro para Análise e Apropriação dos Resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) serviu como um grande balanço das ações do primeiro ano de implementação do programa nos municípios que integram o Bloco I, que, além de Ariquemes, tem ainda Itapuã D’Oeste, Cujubim, Cacaulândia, Rio Crespo, Alto Paraíso e Monte Negro.

Autoridades representantes do Tribunal de Contas (TCE-RO), do Ministério Público de Contas (MPC-RO), da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Rondônia (Undime-RO), gestores e servidores dos municípios participaram do evento.

Em sua fala inicial no evento, o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto lembrou que a educação, um dos eixos estratégicos do Tribunal para o ciclo 2021/2028, tem na alfabetização na idade certa uma das prioridades, em razão do baixo índice de alfabetização provocar impacto imediato nos indicadores de reprovação, evasão e abandono escolar. 

Dentro dessa proposta, foi criado o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma iniciativa em parceria do TCE-RO com as redes de ensino, que teve adesão dos 52 municípios de Rondônia. “O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e consolidação da Política de Alfabetização na Idade Certa”, disse o Conselheiro Presidente, ressaltando que o “PAIC é uma agenda que dá certo e que dá resultado, como estamos vendo neste evento”.

O Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, em sua fala na abertura do evento

Já o Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, ressaltou que a implementação do PAIC representa uma mudança de paradigma em relação à atuação de órgãos de controle. “É uma mudança de visão do controle, em prol de uma causa muito importante que é a educação”, acentuou.

Também os representantes das redes de ensino destacaram a nova forma de atuação do TCE e do MPC em relação à educação. Nesse aspecto, a Presidente da Undime, Luslarlene Umbelina, falou da importância do PAIC. “Ter um órgão de controle ao nosso lado, nos dando suporte, foi e é fundamental para termos hoje esse sucesso que é o PAIC”, completou.

A Presidente da Undime, Luslarlene Umbelina

ENCONTRO

Em relação ao Encontro, a abertura foi feita com apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Roberto Turbay (Educação Integral).

Logo depois, houve a apresentação da professora Rita Paulon, consultora TCE-RO, quanto às ações que envolveram o Programa até o momento, entre os quais, encontros de formação dos profissionais das redes de ensino que atuam diretamente no ciclo de alfabetização, além de diagnósticos, orientações, guias.

Na sequência, cada Secretário de Educação de município do Vale do Jamari pôde não só apresentar os resultados do PAIC em suas redes de município, como também falar dos avanços e propostas para o futuro.

Já no encerramento, foram entregues placas de homenagem do TCE-RO aos gestores dos municípios do Bloco I, em reconhecimento à dedicação e empenho demonstrados durante a implementação do PAIC em prol dos estudantes das redes de ensino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo