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Comitê Gestor do PAIC em Porto Velho comemora resultados obtidos com a implementação do programa

Além da evolução da alfabetização dos alunos da rede de ensino da Capital, metas e desafios para 2023 também foram ressaltados durante a reunião realizada na sede da ESCon/TCE-RO

Os resultados obtidos a partir da implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) em Porto Velho foram destacados na quinta reunião do Conselho Gestor do programa no município, realizada na última terça-feira (20/12), na sede da Escola Superior de Contas (ESCon), com a presença ainda de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO).

Além da Secretaria de Educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, e da equipe que integra o Comitê Gestor, a atividade teve a presença do Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Paulo Curi Neto, do Secretário de Planejamento, Felipe de Paula, e das professoras Rita Paulon e Suely Amaral, consultoras do PAIC.

Entre os avanços obtidos em 2022, chamou a atenção o índice de alunos alfabetizados na idade certa saltou de 36% para 90%. “Trata-se de um dado histórico, até porque, mesmo antes da pandemia, em 2016, 50% dos alunos terminaram o 3º ano sem estarem alfabetizados. Realmente é uma transformação da educação e vem ratificar a importância do programa e da parceria com o Tribunal de Contas”, destacou Gláucia Negreiros.

A Secretária de Educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, em sua fala durante a reunião

Por sua vez, o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto demonstrou seu otimismo com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), não só pelos resultados que já estão sendo colhidos pelos municípios, como também o modelo de boas práticas consolidados na educação.

“Nossa expectativa é de que, muito em breve, tenhamos menos de 2% de alunos finalizando o 3º ano sem estarem alfabetizados. Isso é muito acima da média nacional e teremos motivos para ficarmos muito mais orgulhosos da alfabetização no Estado de Rondônia”, acentuou.

O objetivo do PAIC é o estabelecimento das condições necessárias a que todos os alunos cheguem ao 5° ano do ensino fundamental sem distorção de idade/série e com o domínio das competências de leitura, escrita e cálculo. O programa abarca estudantes do 1º ao 3º ano, o chamado ciclo de alfabetização.

Na reunião, ainda foram apresentados a evolução da alfabetização dos estudantes, os desafios da implementação da política de alfabetização ao longo do ano de 2022, assim como as metas e as expectativas para o próximo ano letivo.

Ao final da atividade, foi feita ainda a entrega de uma placa de homenagem do TCE-RO à gestão do município na área da educação, em reconhecimento à dedicação e empenho demonstrados durante a implementação do PAIC em prol dos estudantes da rede municipal de ensino.

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