DestaqueEventosTCE-RO

CNPTC entrega comenda ao Conselheiro do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva

Maior honraria do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas foi entregue nesta quinta-feira ao Conselheiro Edilson, durante sessão solene realizada em Salvador (BA)

O Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Sousa Silva, que é Vice-Presidente Executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), recebeu, nesta quinta-feira (2/3), a Comenda “Conselheiro Thiers Viana Montebello”, a mais importante honraria concedida pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

A outorga da comenda ocorreu durante a sessão solene do CNPTC, realizada em Salvador, na Bahia, dentro da programação oficial do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas.

A premiação consiste, além do reconhecimento público, na entrega de uma medalha e de um diploma de menção honrosa ao agraciado, o Conselheiro Edilson de Sousa Silva.

Momento em que o Conselheiro do TCE-RO, Edilson Silva, recebia a Comenda “Thiers Montebello”, maior honraria do CNPTC

O QUE É A COMENDA

Criada em 2022, a comenda “Thiers Montebello” homenageia personalidades que se destacaram no aperfeiçoamento do controle externo nacional. A sugestão do nome do Conselheiro Thiers Montebello, ex-Presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM) do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), teve aprovação por unanimidade pelos membros do CNPTC.

A comenda é conferida a pessoa física, autoridade ou entidade que tenha se destacado na contribuição para o aperfeiçoamento e evolução do Sistema de Controle Externo, bem como no exercício de ações sociais relevantes e de interesse da coletividade, que tenham repercussão para o aprimoramento da gestão nos entes, órgãos e entidades jurisdicionados aos TCs.

O diploma de menção honrosa ao Conselheiro Edilson

No caso específico do Conselheiro Edilson silva, a outorga da comenda se dá, a um só tempo, por seu modo aguerrido, proativo e hábil de atuação, assim como a efetiva participação em favor do aprimoramento do Controle Externo Brasileiro, não apenas no TCE rondoniense, mas também em relevantes entidades nacionais, como a Atricon – da qual, como dito antes, é o atual Vice-Presidente Executivo – e o próprio CNPTC, que foi presidido por ele no ano de 2019.

Em pronunciamento, o Conselheiro Edilson Silva manifestou seu agradecimento pela comenda, dizendo-se profundamente honrado pela homenagem concedida pelo CNPTC, colegiado que congrega lideranças importantes dos Tribunais de Contas do Brasil.

Buscou ainda dividir a honraria com todos os servidores e membros do TCE de Rondônia. “Afinal, o mérito não é só meu, mas de todos que integram a nossa Corte de Contas e que, conjuntamente, têm apoiado e desenvolvido ações em benefício do desenvolvimento do controle externo brasileiro”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo