CapacitaçõesTCE-RO

Servidores participam de três dias de capacitação com ênfase em auditoria financeira, realizada pela ESCon

Durante a ação educacional realizada na sede da Escola Superior de Contas, os participantes puderam apurar seus conhecimentos sobre a temática, que é uma importante ferramenta para a garantia da transparência e do aumento da confiança nas demonstrações financeiras do setor público

Integrado ao eixo estratégico do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), visando desenvolver a instituição para o enfrentamento da corrupção, servidores da Corte participaram de formação com foco em aplicar as normas e processos de auditoria financeira seguindo padrões nacionais e internacionais.

Realizada pela Escola Superior de Contas (Escon), a ação educacional teve duração de três dias, ou seja, de segunda-feira (27/3) até essa quarta-feira (29/3).

Ferramenta importante para garantia da transparência e aumento da confiança nas demonstrações financeiras, a auditoria financeira no setor público ajuda a identificar irregularidades e corrigir problemas, no que contribui para a prevenção de fraudes e desperdícios de recursos públicos.

Nesse sentido, a capacitação buscou, primordialmente, desenvolver e aprimorar as competências técnicas dos servidores do Tribunal que atuam na Coordenadoria Especializada em Finanças dos Municípios, Coordenadoria Especializada em Finanças Estadual, e na assessoria dos gabinetes dos conselheiros.

Durante a atividade, foi feita ainda explanação sobre os principais conceitos relativos aos processos no contexto das normas aplicáveis, assim como a aplicação das orientações normativas e melhores técnicas no processamento das auditorias financeiras governamentais.

Dentre as diversas temáticas abordadas, os participantes puderam compreender o processo de condução da auditoria de modo a minimizar os riscos detecção por despreparo técnico, além de como minimizar os riscos de erros nas afirmações acerca da fidedignidade dos demonstrativos contábeis dos órgãos públicos.

O Auditor de Controle Externo do TCMSP, Jorge Pinto de Carvalho Júnior, foi o instrutor do curso realizado na sede da Escola Superior de Contas do TCE-RO

INSTRUTOR

A capacitação foi ministrada pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Jorge Pinto de Carvalho Júnior. Ele tem ampla experiência no setor público em funções que exigem elevado grau de conhecimento técnico em finanças e contabilidade pública, com destaque para autoria e coautoria de livros quanto ao tema.

Durante a capacitação, o instrutor reuniu os alunos em grupos para aplicação do conteúdo teórico e na realização de atividades práticas, a exemplo da identificação de critérios e riscos inerentes, possibilitando, desse modo, vivenciar situações concretas e significativas para os servidores.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo