Pular para o conteúdo
DestaqueEventosTCE-RO

Outorga de medalha a membros e servidores abre as comemorações dos 40 anos

Em clima de forte emoção, foi realizada na manhã desta terça-feira (23/5) a solenidade oficial de abertura das comemorações de 40 anos do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO). O ponto alto do evento, realizado no auditório da instituição, foi a condecoração de 66 agentes públicos, entre membros e servidores, com a medalha dos 40 anos do TCE e do MPC, acompanhada do respectivo diploma.

Instituída por meio da Resolução nº 384/2023/TCE-RO, a medalha destina-se a distinguir e reconhecer pessoas e instituições que prestaram serviços ou efetivamente deram sua contribuição à atuação do Tribunal e do Ministério Público de Contas, ao longo desses 40 anos de existência.

Sobre as comemorações, o Presidente do TCE-RO, Conselheiro Paulo Curi Neto, em sua fala, ressaltou o protagonismo de todos os agentes públicos que construíram e constroem, cotidianamente, a história da Corte de Contas. “É um dia de festa, de celebrarmos os 40 anos do nosso Tribunal de Contas”, acentuou.

O Procurador-Geral do MPC-RO, Adilson Moreira, em seu pronunciamento

Também o Procurador-Geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros, ao fazer breve histórico de sua carreira não só no órgão ministerial, mas também no TCE, no qual integrou os quadros do controle externo, lembrou que ambas as instituições são referências no âmbito do sistema de controle externo.

Pelos homenageados, falaram o Conselheiro aposentado Amadeu Machado e o auditor de controle externo, Aluizio Sol Sol, o único do primeiro concurso realizado pelo Tribunal, em 1984, ainda em atividade no Tribunal. Além de relembrarem aspectos de suas carreiras na Instituição, eles ressaltaram a evolução registrada pelo TCE ao longo desses 40 anos.

PROGRAMAÇÃO

Atividades de cunho cultural também fizeram parte da programação de abertura das comemorações. Além da apresentação de artistas locais e de uma exposição de quadros dispostos ao longo da sede do Tribunal, os presentes no auditório puderam assistir à peça “TCE 40 anos: essa é a nossa história”, que retratou a saga da construção do Estado de Rondônia e, nesse ponto, se confunde com a própria história do Tribunal.

Houve ainda a declamação de poema da lavra do Secretário Executivo da Presidência do TCE-RO, Paulo Ribeiro de Lacerda, sobre a evolução dos processos e atividades no âmbito do Tribunal, assim como a apresentação do vídeo em homenagem aos 40 anos do Tribunal e do Ministério Público de Contas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo