Pular para o conteúdo
DestaqueParceirosTCE-RO

Gestão de riscos é tema de reunião entre TCE e CGU em Rondônia

Colher experiências da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre a gestão integrada de riscos. Essa foi a pauta principal da reunião técnica, que foi realizada entre servidores do órgão federal e do Tribunal de Contas (TCE-RO). Do TCE-RO, participaram servidores da Corregedoria Geral (CG) e da Controladoria de Análise e Acompanhamento da Despesa dos Controles Internos (CAAD).

Representando a CGU de Rondônia, estiveram a Superintendente, Sônia Maria Mendes Moraes Silva, e a equipe técnica composta pelos servidores João Mourão Mendes, Alexandre dos Santos Muniz e Leila Juliari Araújo da Cunha. 

O encontro aconteceu, a partir da necessidade de definir instâncias e estruturas do sistema de integridade no âmbito do Tribunal de Contas, que está em fase de elaboração de fluxo para instituição de Canal de Relatos. 

NORMATIVOS 

Na oportunidade, foram trazidas as bases normativas que, no âmbito do Poder Executivo Federal, disciplinam a política do sistema de riscos, a metodologia para identificação e categorização dos riscos operacionais e, ainda, a estrutura de governança da CGU, que preveem o funcionamento do Comitê de Governança Interna (CGI) e de Comitês Gerenciais.

A importância do trabalho de cooperação realizado com o Tribunal foi destacada pelos servidores da CGU

Ao final, os servidores da CGU ressaltaram a importância da cooperação e colaboração existentes entre as instituições, fazendo menção a trabalhos conjuntos já realizados, inclusive, durante a pandemia, e outros voltados ao combate à corrupção e incremento de ações para Corregedorias e Ouvidorias Públicas, objeto de acordo de cooperação formalizado desde 2016.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo