Um trabalho conjunto do Tribunal de Contas (TCE-RO) e da Polícia Civil de Rondônia (PC-RO), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), deu cumprimento na manhã desta quarta-feira (14/6) a medidas cautelares relativas à 2ª fase ostensiva da operação denominada “Articulata”.
As equipes de policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão em residências, além da suspensão do cargo eletivo do prefeito de Candeias do Jamari, município localizado a 20 quilômetros da capital, Porto Velho.
A ação desta manhã é resultado da investigação materializada em inquérito policial, que dava conta da malversação de dinheiro público por parte da atual gestão da Prefeitura de Candeias do Jamari envolvendo fraudes em licitações e inexecução de contratos públicos envolvendo agentes públicos e empresários.
Nesse sentido, as diligências feitas, robustecidas ainda por relatório técnico elaborado pelo TCE-RO, visam reforçar as provas constantes do inquérito policial e, desse modo, possibilitar o almejado ressarcimento ao erário e a individualização das condutas de todos os envolvidos nas práticas delitivas.
O nome da operação (“Articulata”) foi inspirado na articulação promovida entre agentes públicos e empresários no afã de inviabilizar a livre concorrência em processo licitatório e, posteriormente, inexecução do contrato em razão dos valores inexequíveis.