Depressão é abordada por Procurador da República a servidores do TCE e MPC
Agentes públicos do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) assistiram, na manhã desta quinta-feira (29/6), a uma exposição do Procurador da República, Reginaldo Trindade, sobre depressão. Ele é um dos idealizadores e criadores do Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) de Rondônia.
Antes da fala do representante do MDC-RO, o Secretário Executivo da Presidência, Paulo Ribeiro de Lacerda, ao dar as boas-vindas aos presentes e ao expositor, falou da importância de se abordar a temática. “Quem de nós não conhece uma pessoa que já tenha sofrido com depressão? É uma doença grave e, no mais das vezes, silenciosa”, acentuou.
Por sua vez, o Procurador Reginaldo Trindade, de modo muito prático, buscou esclarecer pontos a respeito da doença, entre os quais, o preconceito. “Há anos, sofro de depressão, e um dos aspectos mais cruéis dessa doença é o estigma pelo qual é vista pela sociedade. Temos vergonha de assumir nossa condição”, afirmou.
Pensando nisso, logo no início deste ano, o Procurador, juntamente com outros abnegados voluntariados, criaram o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) de Rondônia. “Todos os que sofrem de depressão ou qualquer outra doença da alma ou têm algum ente que sofra são convidados a se juntar a nós nesse propósito”, acentuou.
O trabalho do Movimento é desenvolvido a partir de três pilares: esclarecimentos à sociedade, combate ao preconceito e auxílio e suporte às pessoas.
EVENTO EM JULHO
Dentro dessa dinâmica de atuação, o Procurador Reginaldo Trindade, ao agradecer à direção do TCE e do MPC pelo espaço aberto, aproveitou para convidar todos os presentes e a sociedade em geral para prestigiar uma grande ação, que terá como pano de fundo exatamente a temática depressão.
Trata-se do Concerto de Piano e Tenor, a ser realizado no dia 16 de julho, às 19 horas, no Teatro Palácio das Artes Rondônia. O evento contemplará, além da música, depoimentos e disseminação de informações a respeito do assunto.
Os ingressos podem ser trocados por 1 quilo de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado será destinado a entidades assistenciais. O contato pode ser feito pelo telefone 98438-5550 (Elis).