DestaqueEventosTCE-RO

Mobilização pela educação é tema de visita do TCE-RO ao interior do Estado

Mobilizar prefeitos e vereadores a fim de discutir temáticas importantes relativas à educação no âmbito municipal. Esse é o objetivo do ciclo de visitas técnicas realizadas pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), a municípios do interior do Estado de Rondônia, ao longo desta semana.

Realizados de modo presencial nas sedes das prefeituras e câmaras municipais, os encontros técnicos iniciaram pelos municípios de Nova Mamoré (segunda-feira, 14/8, pela manhã) e Guajará-Mirim (na tarde da segunda-feira, 14/8) e já passaram por Rio Crespo (terça-feira, 15/8, à tarde).

Nesta quarta-feira (16/8), as visitas ocorrem a gestores e parlamentares dos municípios de Teixeirópolis e Ji-Paraná, finalizando com reunião no município de Nova União, na quinta-feira (17/8).

Participam da equipe do TCE-RO, o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto, acompanhado do especialista Vinicius de Moraes e do assessor Wagner Ferreira.

ASSUNTOS

Durante as reuniões, são debatidos diversos assuntos referentes à área de educação, eixo estratégico explorado pelo Tribunal de Contas no ciclo 2021/2028. Entre os temas explorados, destacam-se o ICMS educação, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e o Busca Ativa Escolar.

“São ações constantes do extenso plano de atuação estratégica do Tribunal, cuja execução exige a adoção de práticas de governança e gestão que dependem de articulação e cooperação de todos os atores, em especial, dos agentes políticos locais”, explica o Conselheiro Presidente.

Além dessa mobilização, a equipe do Tribunal de Contas também repassa aos gestores informações relativas à execução dessas ações, incluindo os excelentes resultados já obtidos, como é o caso do PAIC e do Busca Ativa, os quais têm proporcionado uma mudança radical no quadro educacional de Rondônia.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo