Formação em Gerenciamento de Projetos Ágeis é tema de capacitação para servidores do TCE-RO e do MP-RO
Como forma de impulsionar o processo de modernização e aprimoramento de sua área de tecnologia da informação e comunicação, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encerra, nesta sexta-feira (22/9), o curso “Formação de Gerente de Projetos Ágeis”.
Com um total de 20 horas-aula, a ação educacional é realizada na sede da Escola Superior de Contas (ESCon), em Porto Velho, e reúne, além de servidores do Tribunal, também analistas do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
O maior objetivo do curso é qualificar, ainda mais, os participantes para lidar com os desafios das metodologias Ágil e Scrum, hoje muito comuns especialmente para os profissionais que atuam na área de TIC.
Nesse sentido, são apresentados e desenvolvidos, ao longo do curso, conceitos, papéis, eventos e artefatos dessas metodologias. Os participantes são preparados para desempenhar funções cruciais, como Scrum Master e Product Owner, ou qualquer outro papel em uma equipe Scrum.
Isso é particularmente relevante para os profissionais de TI, que enfrentam diariamente demandas para aprimorar continuamente o software e os serviços de TI, além de servirem como facilitadores na tomada de decisões relacionadas à implementação de ferramentas tecnológicas e inovações.
A formação desempenhará um papel fundamental no apoio à reestruturação em andamento na Secretaria de Tecnologia do Tribunal de Contas.
Ao capacitar os profissionais com conhecimentos e habilidades em gerenciamento de projetos ágeis, o TCE-RO contribuirá significativamente para a implementação de novos fluxos de trabalho e a definição de papéis essenciais em sua área tecnológica.