Dentro das ações realizadas pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), voltadas à indução para a efetividade das políticas públicas da educação em Rondônia, foi realizado recentemente encontro com gestores de escolas de Porto Velho.
O objetivo: fazer o diagnóstico da infraestrutura física dos estabelecimentos de ensino.
O evento ocorreu no auditório da Escola Superior de Contas (ESCon), braço pedagógico do TCE.
Na oportunidade, foi destacada a proposta do Tribunal de Contas, de trabalhar, em regime de cooperação, a fim de fazer um diagnóstico preciso e aprofundado da situação atual das escolas em Porto Velho.
“E para isso precisamos muito do apoio dos gestores”, acentuou o secretário-geral de controle externo, Marcus Cézar Filho. Outro ponto destacado: a importância de que os dados a serem enviados tenham o máximo de fidedignidade.
APLICATIVO
Ainda durante a atividade, foram repassados aos participantes detalhes sobre o aplicativo Opine aí, solução tecnológica criada pelo Tribunal de Contas. A ferramenta passou por uma customização visando à coleta de dados e informações das escolas, em um processo rápido que vai, em contrapartida, gerar um panorama geral da infraestrutura das escolas.
O aplicativo permite aos usuários avaliarem a infraestrutura de suas unidades escolares de forma simples e intuitiva, proporcionando a inclusão de diálogos e imagens que comprovem as classificações atribuídas.
A ideia é realizar um grande diagnóstico de toda a parte da infraestrutura das escolas, que será submetido às relatorias para, assim, subsidiar decisões focadas, primordialmente, em recomendações e determinações a fim de elevar o nível das estruturas das escolas de Rondônia na atualidade.