Pular para o conteúdo
ParceirosTCE-RO

Nota recomendatória aborda direitos fundamentais e direitos humanos

Para propagar os direitos fundamentais e os direitos humanos no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil, a Atricon publicou a Nota Recomendatória Nº 01/2024.

O documento leva em consideração, sobretudo, a Lei Federal nº 14.583, de 2023, que tornou obrigatória, por parte dos órgãos públicos, a difusão dos direitos fundamentais e dos direitos humanos.

Por meio da nota, é recomendado aos Tribunais de Contas que promovam, com a utilização de linguagem simples, ações de orientação e de comunicação para ampliar o conhecimento dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, especialmente os relativos a mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

Também consta entre as recomendações dar publicidade a dispositivos constitucionais e legais e outros textos que consagrem esses direitos, bem como os seus mecanismos de proteção e de efetivação, em campo destacado nos portais e em outros espaços de comunicação das Cortes de Contas.

Devem, ainda, os TCs orientar gestores dos demais entes públicos, a fim de que adotem, nas respectivas esferas e órgãos, as medidas indicadas na nota recomendatória.

De igual forma, que os órgãos de controle desenvolvam, em suas formações continuadas de servidores públicos, conteúdos referentes aos direitos que são tema da nota.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo