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TCE-RO participa de projeto para aprimoramento da comunicação dos TCs

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) lançou a segunda etapa do Projeto Comunica. Custeada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa busca oferecer estratégias de relacionamento institucional e treinamentos para assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participa do projeto, desenvolvido pela Atricon com a FSB Comunicação. Representam o TCE-RO, os servidores Wendell Rodrigues, Ney Santana e Rodrigo Lewis, que trabalham na Comunicação.

No total 25 Tribunais de Contas aderiram ao projeto, que conta, ainda, com equipes convidadas do Supremo Tribunal Federal, da ABCPública e do Instituto Rui Barbosa.

O Comunica visa utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, educação e desenvolvimento social, qualificando as informações que são oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos que são disponibilizados a ela.

EVENTO ONLINE

Na abertura do encontro online, que teve a participação de 50 assessores de comunicação, o presidente da Atricon, Edilson Silva, destacou a relevância de estratégias de comunicação para os órgãos de controle.

“O que os Tribunais de Contas fazem? Quais são os resultados do seu trabalho? Como podem influenciar no cotidiano das pessoas? As respostas a esses questionamentos devem estar presentes nas informações que são produzidas. Dar condições para que os cidadãos compreendam as informações disponibilizadas é um dos fatores que tornam possível o exercício da cidadania”, disse.

O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, ressaltou que o projeto levou cerca de um ano para ser concebido, desde as tratativas com o banco, passando pela estruturação e lançamento.

“Levamos o projeto ao BID no contexto inicial que tínhamos de fortalecer o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e no conjunto dos diálogos emergiu essa perspectiva, pois interessa muito ao BID o tema da transparência, que pode ser ampliada por meio da comunicação institucional e das relações dialógicas. E é preciso que a nossa mensagem chegue ao cidadão e seja compreendida”, relembrou.

O encontro foi mediado pela assessora da vice-presidência de Relações Político-Institucionais da Atricon, Priscila Oliveira, e pela diretora de Estratégia Digital da FSB, Daniela Pereira.

Na sequência, o jornalista, consultor e sócio da FSB Comunicação, Flávio Castro, abordou a necessidade de as instituições públicas estabelecerem estratégias de posicionamento perante a sociedade.

“As organizações precisam ter a consciência de que é preciso, cada vez mais, ocupar lugar no cenário da comunicação. Dessa forma, conseguem transmitir as suas mensagens e prestar contas das ações para mostrar a sua relevância à sociedade. E fazemos isso em um momento em que a sociedade cobra diálogo e padrões de comportamento das organizações com o objetivo de ter a sua voz ouvida e as suas demandas atendidas pelas instituições. Nesse processo, os Tribunais de Contas conseguem ser um grande aliado da sociedade em prol da moralidade e do bom uso dos recursos públicos, causas que são tão importantes para o desenvolvimento do nosso país”, disse ele.

Castro também enfatizou que, no momento atual, a comunicação deixou de ser unidirecional e passou a estabelecer, com a ajuda da tecnologia, formas de diálogo direto com a população.

DIAGNÓSTICO

Na primeira etapa do projeto, foi realizado um diagnóstico das unidades de comunicação dos tribunais por meio da aplicação de uma pesquisa pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI).

O levantamento abordou questões envolvendo a atuação dessas unidades, a existência de política e de planos de comunicação, os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura, entre outras. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a reunião pelo gerente do IPRI, André Jácomo.

No encerramento, o jornalista e sócio da FSB, Darse Júnior, enfatizou que para desenvolver um projeto nacional tão complexo como o Comunica é preciso ousadia. “Foram diversas reuniões e conversas até conseguirmos modular a metodologia do trabalho de forma a atender, em um curto espaço de tempo, questões essenciais que possam auxiliar as práticas de comunicação desenvolvidas pelos Tribunais de Contas”, disse.

PRÓXIMAS ETAPAS

Imersões individualizadas – Foi disponibilizada uma agenda online para marcação dos encontros individuais com as equipes dos 25 Tribunais de Contas participantes. A metodologia usada serão as matrizes SWOT e 5W2H. 

Treinamentos – Serão ofertadas quatro turmas. São elas: Além do like: criando valor em comunidades online, Como os dados orientam nossas decisões no mundo digital, Linguagem simples e IA na comunicação.

Capacitações extras – Fazem parte do pacote os seguintes conteúdos: Boas Práticas nas Redes Sociais, A importância estratégica do LinkedIn, Dicas de Ferramentas de Inteligência Artificial (IA), Dicas de gravação de vídeo, Guia Marketing de Influência, Modelo de Planejamento Estratégico e Modelo de Relatório para Gestão de Redes e Monitoramento.

Planejamento – Coletadas as informações de diagnóstico e apresentadas as ferramentas, serão apresentados os planos individualizados e fornecidos materiais de apoio para as suas implementações. (Fonte: Atricon)

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