A experiência e, principalmente, os resultados de Rondônia, ao implementar o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), ação inovadora liderada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), foram destacados pela mídia nacional.
Artigo publicado na edição, desta quarta-feira (10/4) do jornal Folha de S.Paulo, de alcance nacional, enfatiza ações do programa, que combate o analfabetismo infantil e a defasagem escolar.
Intitulado “Uma esperança contra a defasagem escolar”, o artigo é assinado pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson Silva (TCE-RO).
Na publicação, são destacados aspectos do PAIC, que devem garantir a Rondônia um salto qualitativo inédito e histórico no ensino público.
Um exemplo são análises feitas, a partir do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero). Graças ao PAIC, as redes municipais aumentaram o percentual de alunos com o nível de aprendizado adequado em língua portuguesa: de 45%, em 2022, para 68%, em 2023.
Atualmente, 15 municípios já superaram os 75% de estudantes em nível adequado de aprendizado. “Com isso, a expectativa é de que a meta, fixada pelo Ministério da Educação (MEC) de que, até 2030, Rondônia esteja com ao menos 80% de crianças alfabetizadas, seja cumprida com considerável antecedência”, enfatiza o artigo.
- Para ler o artigo na íntegra, acesse este link.