Pular para o conteúdo
CapacitaçõesTCE-RO

Gestores enaltecem curso do TCE-RO para melhoria do serviço prestado ao cidadão

Uma nova turma de agentes públicos municipais participou, nesta segunda-fiera (15/4), de uma capacitação sobre o Sistema Integrado de Gestão Auditoria Pública (Sigap), ofertada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO).

Com a nova era do Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) do TCE-RO, o sistema passou por mudanças para o ano de 2024. O objetivo: melhorar a qualidade, o poder de processamento e a relevância das informações prestadas pela gestão.

Esses dados, que serão tratados pelo Tribunal, poderão ser utilizados em fiscalizações, controle social e pelos próprios gestores, que, por meio de painéis, poderão controlar e prevenir riscos relevantes à gestão municipal.

CURSO

O Sigap foi definido pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, durante a abertura da segunda turma do curso, como um instrumento de gestão e governança pública.

“A partir da interação entre gestor e Tribunal, a sociedade será beneficiada, através do controle social, com acesso a esses dados, de forma transparente e participativa”, ressaltou.

A servidora da Controladoria Geral do Município de Porto Velho, Carmen Rivero, avalia a atualização do sistema como uma melhoria para a máquina pública.

“Além da visualização das informações no sistema ser muito boa, traz credibilidade para o nosso trabalho e estabilidade para a comunidade, ao ver que o serviço público está sendo executado”, destacou.

Para o servidor da Câmara Municipal de Mirante da Serra, Jamilton Marques, o Sigap proporciona um aperfeiçoamento diário de cada gestão.

“A capacitação deixa os servidores mais preparados para utilizar o sistema em prol do desenvolvimento dos seus municípios”, disse.

O curso é destinado a prefeitos, contadores, controladores internos e presidentes de câmaras dos municípios de Rondônia. É ministrado pelos auditores de controle externo do TCE-RO, Demetrius de Oliveira, Dyego Machado e Elisson Sanches.

As duas turmas – a primeira foi realizada na última sexta-feira (12/4) – ocorreram de modo presencial, no auditório da sede do Tribunal de Contas, em Porto Velho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo