Totalmente reformulado para contemplar novidades tecnológicas e de comunicação, já está em pleno funcionamento o portal eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (https://tcero.tc.br/).
A reformulação do portal teve como objetivo facilitar a rotina das pessoas que precisam utilizá-lo. Entre as novidades, um ambiente mais “clean”, atrativo, organizado e fácil de navegar.
Para tanto, foram atualizados, reestruturados e reagrupados conteúdos, desde serviços, notícias, publicações, entre outros, até legislação, contatos e canais de interação da sociedade com o TCE-RO.
A nova página eletrônica integra as ações do Plano de Gestão do TCE-RO 2024/2025.
As alterações do visual da página foram definidas ao longo de várias fases de estudos, diagnósticos e debates internos da área da Comunicação Social, envolvendo ainda a Tecnologia da Informação, sob a coordenação da Presidência do TCE.
COMO OCORREU
Toda a reformulação do portal do TCE-RO se deu com base em estatísticas, contemplando, por exemplo, dados sobre páginas mais acessadas e taxa de rejeição (quando se acessa um site e o abandona em seguida, sem interagir ou se interessar por outra página).
Outra premissa básica foi o foco em imagem e informação, a partir da expertise de portais noticiosos e institucionais do Brasil e de outros países.
Nesse sentido, destaque para mudanças de visual e performance, com importantes avanços, como:
Mais conteúdo – O portal do TCE-RO incorporou inovações que procuram atender seus diversos públicos: cidadãos, gestores e servidores públicos, imprensa, comunidade jurídica.
Além de informações, notícias, relatórios, entre outros, a página permite acessar serviços específicos (certidões, envio de declarações/DBR, legislação, sistemas, Diário Oficial Eletrônico), assim como procedimentos relativos à atividade pedagógica da instituição, com área dedicada à Escola Superior de Contas.
Acessibilidade e redes sociais – Está garantida a acessibilidade no portal. Utilizando atalhos do teclado é possível navegar entre os menus e conteúdos, além de ajustar o tamanho do texto. Outro avanço diz respeito à conexão com redes sociais, com destaque às já utilizadas pelo TCE-RO: Facebook, Plataforma X (antigo Twitter), Instagram e YouTube.
Segurança – O portal do TCE-RO utiliza o domínio tc.br, padrão dos endereços virtuais dos Tribunais de Contas do Brasil. O domínio (https://tcero.tc.br) usa o protocolo “https”, um ganho em segurança, uma vez que todas as informações que circulam entre a máquina do usuário e o servidor do TCE-RO são criptografadas.
Busca instantânea – É uma tecnologia que permite mostrar os resultados da pesquisa, bastando somente o usuário começar a digitar em qualquer parte da página, ajudando a encontrar rapidamente o conteúdo desejado.
Simplificação de menus – Na distribuição do conteúdo, prioridade total para a simplificação de menus, sem abrir mão de disponibilizar serviços e seções aos usuários.
O menu principal, disposto na posição horizontal, na parte superior da tela, conta com cinco macromenus: Institucional, Serviços, Mais Acessados, Transparência e Escola Superior de Contas. Ainda acima, quatro serviços do TCE: Certidão Negativa, Consulta Processual, Sessões (calendário, pautas) e GSA (sistema de busca documental).
A página principal também oferece acesso rápido a todo o noticiário do TCE-RO, galerias de imagens e de vídeos, além de páginas como Ouvidoria, Portais da Transparência e Acesso à Informação, entre outros.
Cores institucionais – A cartela principal de cores utilizada no portal guarda harmonia com o padrão institucional cromático do TCE. O objetivo é atrelar iconograficamente a marca do Tribunal à página eletrônica.
Outro aspecto importante é a categorização de assuntos (“tags”), o que possibilita organizar o conteúdo do site de forma mais eficiente para que tanto os usuários, quanto mecanismos de busca tenham acesso fácil ao conteúdo.
Versão móbile – Além de estar disponível para uso em todos os navegadores, o novo portal é compatível com “smartphones” e “tablets” de todas as plataformas (Android e IOS). Para facilitar a navegação, a página é responsiva, ou seja, se adapta às caraterísticas e tamanho de tela de cada dispositivo (computador, celular e “tablet”).