Simulação de acidente de trânsito marca Maio Amarelo no TCE-RO
Na manhã desta quinta-feira (16/5), em frente à sede do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), aconteceu a ação “Simulação de Acidente de Trânsito”, como parte da campanha Maio Amarelo.
Iniciativa do TCE-RO, o evento tem a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros Militar, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Polícia Militar/Batalhão de Trânsito e da Secretaria de Trânsito de Porto Velho (Semtran).
O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de se promover um trânsito mais seguro e humanizado, a fim de reduzir o número de acidentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo.
SIMULAÇÃO
Durante a demonstração, foi encenado um acidente de carro com duas vítimas. O carro teria capotado e ejetado uma das vítimas, e a outra estaria presa nas ferragens do veículo.
Na simulação, o SAMU prestou os primeiros socorros à vítima ejetada, enquanto o Corpo de Bombeiros realizou o resgate especializado para retirar a outra pessoa das ferragens.
O Movimento Maio Amarelo, iniciado em 2014, destaca a alta taxa de mortes e feridos no trânsito em todo mundo, buscando sensibilizar a sociedade quanto à gravidade dos acidentes.