Abertura do Fórum de 41 anos do TCE e MPC celebra inovação, tecnologia e CEOD
Inovação, tecnologia e Controle Externo Orientado por Dados (CEOD). Essas foram as temáticas destacadas, nesta segunda-feira (27/5), na abertura do Fórum Nacional, que comemora os 41 anos do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).
O evento, no auditório do TCE, reuniu membros, procuradores, servidores, representantes de órgãos estaduais, especialistas e convidados de todo o Brasil.
As boas-vindas, à seleta plateia, foram dadas pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, por meio de vídeo, já que participa de compromisso fora do Estado de Rondônia.
Em sua fala, Coimbra destacou a capacidade da instituição em se aprimorar e se reinventar. Ressaltou a importância de um fórum voltado a debater o papel da inovação e da tecnologia na otimização dos processos de controle externo.
“Por meio do CEOD, estamos transformando a maneira como fiscalizamos, tornando nosso trabalho mais eficiente e impactante para toda a sociedade”, frisou.
Ainda na abertura, o presidente em exercício do TCE-RO, conselheiro Valdivino Crispim, ao apresentar a filosofia do CEOD, compartilhou os avanços tecnológicos que o Tribunal conquistou durante a última década.
Ele também enfatizou a celebração dos 41 anos como uma reafirmação do compromisso com a melhoria contínua e a inovação da instituição.
“O CEOD representa o nosso salto de qualidade, para elevar o nosso trabalho a novos patamares de excelência ao cidadão”, acentuou.
O Procurador-Geral do MPC, Miguidônio Loiola Neto, evidenciou a importância da inserção das instituições no universo inevitável da inteligência artificial, bem como do fórum ser um momento propício para maximizar seu uso no ambiente de trabalho.
“Com essa nova abordagem, teremos dados mais qualificados para tomada de decisões. Faremos mais com menos e traremos resultados mais efetivos para a sociedade”, destacou.
AUTORIDADES
O presidente do Tribunal de Contas do Estado Tocantins (TCE-TO), André Luiz Matos, enalteceu o novo e bom posicionamento do TCE-RO, ao priorizar o domínio tecnológico no exercício da fiscalização.
“É uma felicidade participar de um evento que busca refletir sobre controle externo a partir de inteligência artificial”, disse.
Além dos membros do TCE e MPC, a abertura oficial também contou com pronunciamentos de representantes da Controladoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública do Estado, do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e do Governo Estadual.
Na ocasião, o vice-governador Sérgio Gonçalves saudou os 41 anos do TCE e do MPC, instituições importantes dentro da administração pública rondoniense.