Relatório revela ausência de bibliotecas em mais da metade das escolas públicas brasileiras
Segundo o relatório “Bibliotecas nas Escolas Públicas do Brasil: Dados do Censo Escolar 2023”, elaborado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), aproximadamente 52% das escolas públicas não possuem bibliotecas ou salas de leitura.
Ao analisar a região Norte, a porcentagem é ainda maior, cerca de 71% das escolas públicas estão desprovidas desses espaços fundamentais para o desenvolvimento educacional.
O objetivo do estudo foi fornecer dados a respeito da infraestrutura das bibliotecas e salas de leitura nas escolas públicas brasileiras, considerando diferentes etapas da rede de ensino e localização das instituições.
Para o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o relatório representa um instrumento crucial para a orientação e fiscalização das políticas públicas educacionais no estado.
O relatório completo está disponível para consulta através do link: Relatório das Bibliotecas ou Salas de Leitura_2023.