Ferramenta para melhoria da gestão dos municípios é apresentada no TCE-RO
O novo Indicador de Desenvolvimento Municipal foi apresentado, nesta segunda-feira (10), a membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
A ferramenta é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional e dos Estados, em parceria com os Tribunais de Contas.
O objetivo do instrumento é avaliar o potencial e fomentar o desenvolvimento de cada município do Estado de forma integrada e sistêmica.
Isso se dará através do acompanhamento de avanços da gestão municipal em oito dimensões: ambiental, cultural, democrático, econômica, energética, institucional e social.
REUNIÃO
A apresentação foi realizada pelo conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio.
A entidade busca auxiliar os Tribunais no desenvolvimento de suas atividades e funciona como um braço acadêmico do Controle Externo.
Na oportunidade, Helvécio expôs a metodologia para a construção da ferramenta e também a sua execução, que será realizada nas seguintes etapas: planejamento, diagnóstico, estudos preliminares, quesitos e consulta.
Na prática, a ferramenta será utilizada e aplicada pelos Tribunais de Contas como uma nova metodologia de avaliação para entender as realidades locais, e, assim, desenvolver ações e políticas públicas mais efetivas à sociedade.
“O grande objetivo desse encontro é colher sugestões para o aprimoramento da ferramenta”, disse.
A previsão de execução do indicador é para o ano de 2025, quando se iniciam as novas gestões municipais.
Confira a entrevista com o vice-presidente do IRB, Sebastião Helvécio: