TCE-RO

Ferramenta para melhoria da gestão dos municípios é apresentada no TCE-RO

O novo Indicador de Desenvolvimento Municipal foi apresentado, nesta segunda-feira (10), a membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). 

A ferramenta é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional e dos Estados, em parceria com os Tribunais de Contas.

O objetivo do instrumento é avaliar o potencial e fomentar o desenvolvimento de cada município do Estado de forma integrada e sistêmica. 

Isso se dará através do acompanhamento de avanços da gestão municipal em oito dimensões: ambiental, cultural, democrático, econômica, energética, institucional e social.

REUNIÃO

A apresentação foi realizada pelo conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio. 

O Novo Indicador Municipal foi apresentado pelo vice-presidente do IRB, Sebastião Helvécio

A entidade busca auxiliar os Tribunais no desenvolvimento de suas atividades e funciona como um braço acadêmico do Controle Externo.

Na oportunidade, Helvécio expôs a metodologia para a construção da ferramenta e também a sua execução, que será realizada nas seguintes etapas: planejamento, diagnóstico, estudos preliminares, quesitos e consulta. 

Na prática, a ferramenta será utilizada e aplicada pelos Tribunais de Contas como uma nova metodologia de avaliação para entender as realidades locais, e, assim, desenvolver ações e políticas públicas mais efetivas à sociedade.

“O grande objetivo desse encontro é colher sugestões para o aprimoramento da ferramenta”, disse. 

A previsão de execução do indicador é para o ano de 2025, quando se iniciam as novas gestões municipais.

Confira a entrevista com o vice-presidente do IRB, Sebastião Helvécio:

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo