Gestão eletrônica de documentos é boa prática identificada pelo TCE na saúde de Costa Marques
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No trabalho de fiscalização que realiza em municípios do interior do Estado, o Tribunal de Contas (TCE-RO) também tem identificado boas práticas, que podem servir de modelo e serem indutoras de melhoria na gestão pública.
Em Costa Marques, cidade histórica do Vale do Guaporé, os auditores identificaram um projeto relevante, denominado “Papel Zero”. Por meio dele, o município implementou a gestão eletrônica de documentos em todas as áreas, inclusive na saúde.
Assim, atualmente os prontuários e as solicitações de exames são todas realizadas por meio eletrônico, sem a necessidade de impressão de documentos, trazendo economia para os cofres do município.
HOSPITAL
Na auditoria realizada no hospital de Costa Marques, verificou-se que os plantonistas estavam presentes e os equipamentos funcionando, com exceção do eletrocardiograma, que apresentou problemas. Segundo informado, o aparelho será substituído por outro que já foi adquirido.
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A farmácia apresentou boa estrutura. Como ponto de melhoria, a necessidade de instalação de “pallets” para o armazenamento dos soros, dada sua alta rotatividade, e a formalização do controle de estoque.
Outra oportunidade de melhoria: a normatização dos processos, atualmente realizados de modo informal. Incluem-se nesse caso o cumprimento das escalas de plantão, os protocolos de solicitação de exames, planos de contingências para situações excepcionais e competências dos diretores técnico e geral.