Pular para o conteúdo
TCE-RO

Super Terça-feira no TCE reconhecerá esforços dos servidores com Plano de Gestão e lançará ferramentas tecnológicas

Um dia histórico para o Tribunal de Contas, o Ministério Público de Contas, seus servidores e a sociedade, razão de existir dos órgãos.

Assim será a próxima terça-feira (30/7), com a realização de um evento muito especial, no auditório do TCE-RO, às 10 horas. Haverá transmissão ao vivo, pelo YouTube.

Será um momento de reconhecimento à dedicação, aos esforços, ao comprometimento extraordinário e abnegado dos servidores do Tribunal, que, de modo colaborativo e profissional, criaram, implementaram e estão executando, com muito sucesso, o Plano de Gestão 2024/2025.

Aliás, as metas programadas para o Plano de Gestão para os primeiros seis meses foram 100% cumpridas. Um marco histórico!

E isso tudo resulta em melhoria na qualidade de vida do cidadão, por meio do Controle Externo qualificado.

No Tribunal, isso acontece por meio de quatro diretrizes: Valorização Material dos Servidores, Indução para Efetividade das Políticas Públicas, Promoção da Integridade e, principalmente, o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).

Assim, devido ao sucesso obtido pelo Tribunal na execução das metas estabelecidas no Plano, no primeiro semestre de 2024, será feito, na próxima terça-feira, o lançamento de oito novas ferramentas, que compõem um ecossistema tecnológico.

Essas novidades irão otimizar o trabalho dos servidores, permitindo que se tenha menos esforço repetitivo e mais entregas qualificadas do TCE para a sociedade.

O objetivo é claro: revolucionar a atuação do órgão, por meio do uso da ciência de dados e da inteligência artificial, aprimorando e otimizando o trabalho realizado pelo Tribunal.

E, ainda, gerar um ambiente de integridade e indução para efetividade das políticas públicas. 

NOVIDADES TECNOLÓGICAS

Dentro das novidades tecnológicas, algumas ferramentas serão anunciadas pela primeira vez.

Uma delas é a Agenda de Contas, um ambiente criado para que os gestores tenham clareza de suas obrigações, podendo ser acompanhado pelo cidadão e gerando, assim, transparência. 

Outras ferramentas inéditas são: o Comunic, um meio rápido de comunicação entre o tribunal e a gestão do estado e municípios; o Benefícios, que destacará os resultados do TCE-RO; e a Prescrição, responsável pelo controle de prazos no âmbito do TCE. 

O evento também marcará o lançamento de novos recursos em ferramentas já existentes, como o Sigap, que recepciona os dados de gestores, e o Radar, uma ferramenta de fiscalização com acesso e análise de dados de forma ágil e precisa. 

Serão também anunciados novos recursos no sistema Conta Aí, a inteligência artificial generativa do Tribunal de Contas, e no ePapyrus, ferramenta tecnológica que permite consulta e confere publicidade às decisões do tribunal.

Todas essas ferramentas foram categorizadas como prioridades institucionais pelo Plano de Gestão, elaborado de forma colaborativa, pelos servidores, e coordenado pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra.

Os servidores estão inseridos no processo decisório e, com isso, fica garantida sua ampla participação na gestão.

“Só está sendo possível graças ao empenho dos servidores, que são generosos e têm contribuído fundamentalmente com a presidência”, disse o presidente Wilber Coimbra.

Ou seja, são os servidores que estão conduzindo o Tribunal, sob a coordenação do presidente Wilber. O Tribunal de Contas está em ação para garantir mais cidadania.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo