Avanços na educação em Rondônia são debatidos no TCE
Os resultados obtidos com a implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) foram destacados, nesta quinta-feira (21/11), na última reunião do Comitê Gestor de Educação de Porto Velho de 2024.
Realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o encontro marcou o primeiro diálogo técnico entre as equipes de transição da atual e da futura gestão municipal.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados já conquistados, as ações previstas até o fim do ano e os próximos passos para assegurar a continuidade das políticas públicas de alfabetização no município.
RESULTADOS
Entre 2021 e 2023, o índice de alunos com nível adequado em Língua Portuguesa saltou de 21% para 68%. Já na matemática, o avanço foi de 38% para 71%.
Com esses resultados, Rondônia saiu da 17ª posição, em 2021, para a 5ª posição, em 2023.
Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), através de avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
HOMENAGENS
O último encontro também rendeu diversas homenagens. O vice-presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi Neto, recebeu a Comenda Madeira-Mamoré, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento educacional de Porto Velho.
Outro destaque foi a participação de um estudante do 1º ano da Escola Municipal São Pedro, que, acompanhado por seus pais e professores, leu uma carta de agradecimento ao conselheiro Paulo Curi e ao prefeito Hildon Chaves.
A professora Rita Paulon, consultora do PAIC, também foi homenageada pela gestão municipal pelos serviços prestados ao programa.
Pelo TCE-RO, participaram o vice-presidente e relator da temática da educação, Paulo Curi, a equipe técnica do conselheiro Valdivino Crispim, relator do município de Porto Velho, e o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas, Marcus Cézar Filho.
Da gestão atual, estiveram presentes o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros, e sua equipe técnica.
Pela futura gestão, participaram a vice-prefeita eleita, Magna dos Anjos, e o coordenador de transição, Fábio Cammarota, acompanhados por sua equipe técnica.