Pular para o conteúdo
TCE-RO

TCE-RO adere a acordo nacional e fiscalizará recursos públicos de fontes mistas

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) atuará na fiscalização da aplicação de recursos públicos com origem nas chamadas “fontes mistas”, que envolvem, simultaneamente, verbas federais, estaduais ou municipais

Isso é possível por meio do termo de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica, firmado pelo TCE rondoniense com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O pacto possibilita, entre outras ações, que os Tribunais de Contas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios de todo o país atuem em situações em que há repasse de verbas federais às entidades que eles fiscalizam.

É o caso, por exemplo, das emendas parlamentares individuais feitas por meio de transferências especiais, mais conhecidas como “emendas Pix”. Embora consistam em recursos de origem federal, elas são empregadas por entes estaduais e municipais.

MAIS EFETIVIDADE

Outro objetivo da parceria é garantir processos menos onerosos e mais efetivos para o acompanhamento e a fiscalização dos recursos públicos transferidos, tendo em vista a maior proximidade dos órgãos de controle regionais com órgãos estaduais e municipais.

A adesão ao convênio, cuja vigência prevista é de 24 meses – passível de prorrogação por meio de termo aditivo –, não implica na realização de qualquer gasto adicional por nenhuma das instituições participantes.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo