Atuação do TCE-RO proporciona melhorias imediatas no Centro Obstétrico do HB
Os problemas identificados pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em fiscalização ao Centro Obstétrico do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, foram prontamente atendidos pela gestão estadual de saúde.
As melhorias foram constatadas em visita técnica, realizada na manhã desta quinta-feira (23). Além do Tribunal, a vistoria contou com a participação de representantes do Ministério Público de Contas (MPC-RO), do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).
HISTÓRICO
No dia 8 de janeiro, o TCE-RO realizou uma fiscalização no Centro Obstétrico para apurar denúncia de possível paralisação dos procedimentos cirúrgicos. Foram detectados graves problemas estruturais, falta de medicamentos e equipamentos inoperantes.
Essas condições comprometiam a qualidade do atendimento e prejudicavam o trabalho de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.
No dia seguinte, durante reunião na sede do Tribunal, os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se comprometeram a solucionar os problemas, em até duas semanas.
RETORNO AO HB
A visita ao Centro Obstétrico trouxe boas notícias à população. Os problemas encontrados durante a fiscalização foram resolvidos.
Além disso, foi apresentado o progresso das obras do novo prédio do Centro Obstétrico. Em fase de conclusão, o local vai abrigar as salas de cirurgias para parto, a maternidade e áreas de repouso para médicos e equipe de enfermagem.
“Os problemas foram sanados para atender à população de Rondônia”, disse a médica fiscal do Cremero, Gabriela Martinez, satisfeita com o trabalho realizado pelo TCE-RO.
“A questão estrutural é de extrema importância para que o médico possa mostrar sua capacidade de resolução”, ressaltou a presidente do Simero, Flávia Lenzi.
“Estamos satisfeitos com essa resposta do Estado, que demonstra responsabilidade e preocupação com gestão voltada a área de saúde”, destacou o conselheiro Jailson Viana, responsável por processos da área de saúde no TCE-RO.
Já o procurador do MPC, Willian Pessoa, destacou a rapidez da equipe na implementação das medidas necessárias para resolver os problemas identificados.
POPULAÇÃO DESTACA ATUAÇÃO DO TCE E MPC
A moradora Maria do Nascimento, de Guajará-Mirim, que acompanhava o nascimento de sua neta, elogiou o atendimento prestado pelo hospital.
Ela também ressaltou a importância do monitoramento constante de órgãos, como o TCE e o MPC, para assegurar a continuidade das melhorias.
“Estamos sendo muito bem atendidos. É importante ver esse trabalho de fiscalização sendo realizado, pois demonstra o interesse das autoridades em melhorar os serviços”, afirmou.