TCE-RO lança projeto para estimular acadêmicos a fiscalizar dinheiro público
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realiza um ciclo de palestras voltadas ao engajamento de estudantes do ensino superior em questões como fiscalização de políticas públicas e supervisão do uso de recursos públicos.
Na noite desta quarta-feira (5/2), o palestrante foi o conselheiro-substituto do TCE, Francisco Júnior Ferreira da Silva.
Ele abordou a temática “Universitário como agente de mudança: aprenda como influenciar decisões públicas e fortalecer a democracia”, para acadêmicos, na Faculdade UniSapiens, em Porto Velho.
“Queremos que o acadêmico compreenda seu papel como agente de mudança e formador de opinião”, ressaltou o conselheiro-substituto.
ÉTICA E INTEGRIDADE
Já na terça-feira, abrindo o ciclo, os acadêmicos assistiram à palestra, ministrada pelo servidor do TCE e professor, Francisco Netto.
Com o tema “Descubra como a ética molda a gestão pública e o papel do universitário na promoção da integridade”, a atividade abordou assuntos como ética, gestão pública, integridade e o papel do acadêmico nessas questões.
“A universidade é solo fértil para eclodir ideias e o acadêmico tem papel fundamental nisso, pois convive e lida diariamente com diversos mundos e realidades”, acentuou o palestrante.
ELOGIOS AO PROJETO
Estudantes que participaram das atividades do projeto do TCE-RO destacaram a ação.
“É muito importante termos acesso a essas informações, ainda mais vindo de um órgão público, como o Tribunal de Contas”, disse o acadêmico do curso de direito, Samyr Calixto.
“Sinto-me realizada por ter contato com pessoas que tanto nos agregam intelectualmente”, disse a acadêmica do curso de direito, Ana Clara Ribeiro.
Já o diretor geral da UniSapiens, Augusto Pellucio, destacou as novas oportunidades e aprendizado, a partir da ação realizada pelo Tribunal de Contas. “Com mercado tão concorrido, oportunidades como esta que o TCE está proporcionando devem ser bem aproveitadas”, completou.