Pular para o conteúdo
Destaque

Tribunal de Contas reforça importância dos municípios responderem IEGM 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realiza, nos próximos dias, a aplicação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2025, um dos principais instrumentos para avaliar como anda a qualidade das políticas públicas nos 52 municípios rondonienses.

A expectativa é de uma participação comprometida e transparente, já que os gestores, ao participarem do IEGM, contribuem fundamentalmente para a realização de um grande retrato da gestão pública em áreas essenciais.

Neste ano, serão avaliadas a efetividade das políticas públicas em 7 dimensões: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

POR QUE ISSO IMPORTA?

Os resultados do IEGM alimentam a análise das Contas de Governo e ajudam a identificar boas práticas, gargalos e oportunidades de melhoria nas administrações municipais. É um termômetro da efetividade das políticas públicas.

BENEFÍCIOS PARA OS MUNICÍPIOS

Para os municípios, o Índice permite um diagnóstico detalhado, com identificação de áreas que necessitam de investimentos ou ajustes estratégicos.

Também a possibilidade de “benchmarking”, ou seja, uma comparação com outros municípios, promovendo o aprendizado e a troca de boas práticas.

Outros pontos importantes: o planejamento estratégico, com dados confiáveis para tomada de decisões; e mais transparência e credibilidade perante a sociedade.

COMO O TCE-RO ATUARÁ

Já neste mês de abril, o Tribunal de Contas promoverá ações de orientação, suporte técnico, análise cruzada de informações, além de um manual sobre o IEGM, disponível no link abaixo:

No mês de maio, os municípios deverão preencher e responder os questionários. Para mais informações e suporte, é possível fazer contato com a equipe do Tribunal, pelos endereços eletrônicos 366@tce.ro.gov.br e 270@tce.ro.gov.br ou pelo telefone 3609-6345 (somente WhatsApp).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo