TCE e MPC comemoram 42 anos em Rondônia com Fórum Nacional

Em comemoração aos 42 anos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), foi realizada, na noite desta terça-feira (27/5), a abertura do Fórum Nacional A Interseção entre Pessoas, Tecnologia e Governança Pública.
Um grande público lotou o auditório da Assembleia Legislativa para o evento. O dispositivo de honra teve a presença do presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, e do procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, juntamente com representantes dos Poderes e Órgãos do Estado, autoridades civis e militares.
A execução dos Hinos Nacional e de Rondônia foi realizada pela Banda de Música da Polícia Militar (PM-RO), que, ainda, fizeram uma bonita homenagem ao presidente Wilber Coimbra, entrega a medalha dos 80 anos da Corporação.

Também foi exibido um vídeo-documentário pelos 42 anos das instituições. O filme pode ser assistido no link abaixo:
PRONUNCIAMENTOS E PALESTRA DE ABERTURA
Em seu discurso de abertura do evento, o presidente Wilber Coimbra abordou, entre outros pontos, os desafios e conquistas obtidas pelo TCE ao longo desses 42 anos, em parceria com todas as instituições públicas e privadas do Estado e do Brasil.

“Celebramos, sim, os 42 anos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, com a altivez de quem, ao longo de quatro décadas, protagonizou a história da boa administração pública em nosso Estado. Uma história escrita por heróis conselheiros fundadores, respeitados procuradores e, sobretudo, por nossos bravos servidores”, ressaltou.
Por sua vez, o procurador-geral do MPC, Miguidônio Loiola Neto, destacou a importância das temáticas abordadas no Fórum Nacional comemorativo do aniversário das instituições.

“No âmbito do controle externo, a inteligência artificial, a modelagem preditiva e os sistemas integrados já são realidades concretas. A tecnologia amplia nossas capacidades, mas não substitui o elemento essencial que move qualquer instituição: as pessoas”, disse.
A programação do primeiro dia do evento foi encerrada com palestra ministrada pelo filósofo e escritor Leandro Karnal.

De modo singular, ele trouxe reflexões sobre a natureza humana, seus conflitos e dilemas. “Mudem o modo como vocês olham o mundo. Concentrem-se no presente”, aconselhou, para, na sequência, ressaltar:
“A vida que vale a pena ser vivida tem ética, tem princípios, valores e eficácia. É uma vida da qual eu possa me orgulhar.”
O Fórum Nacional segue nesta quarta-feira (28/5), a partir das 8h30, com palestras e painéis.