Orgulho de Servir: a trajetória de Luana Pereira no TCE-RO

O quadro “Orgulho de Servir” do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) desta vez conta a trajetória da servidora Luana Pereira.
Mãe amorosa, líder admirada e servidora dedicada.
ONDE TUDO COMEÇOU
Tudo começou com a curiosidade de uma criança diante de um prédio imponente.
“Cresci nos arredores do Tribunal de Contas”, lembra Luana. A mãe trabalhava nas proximidades e, pequena, ela passava em frente ao prédio do TCE-RO, olhando com admiração e curiosidade. “Aquele prédio parecia enorme. Eu me perguntava: o que será que as pessoas fazem ali dentro?”
O tempo passou. Veio a vida adulta, a conclusão da faculdade e, com ela, o incentivo de um colega: “Saiu o edital do concurso do Tribunal. Você devia tentar!” Ela hesitou. “Acho que não é pra mim…”, pensou. Mas o amigo insistiu, e ela decidiu tentar.
Com dedicação, ela estudava com apostilas impressas: dentro do ônibus, nas horas vagas. Toda vez que passava pelo mesmo prédio, se perguntava: “Será que eu vou conseguir?”
E conseguiu. Em 2009, ela era oficialmente servidora do Tribunal de Contas de Rondônia.
UM DIA PARA FICAR NA MEMÓRIA
Na véspera da posse, a vida surpreendeu Luana com uma notícia inesquecível: ela descobriu que estava grávida.

“Foi um dia muito feliz. Seria mãe e estava assumindo meu cargo no Tribunal. Começava ali uma dupla nova fase, como servidora e como mãe”, relembra.
Naquele momento, ela já tinha uma certeza no coração: “Aqui é um lugar onde posso passar a vida inteira. Um bom lugar para crescer, servir e me aposentar.”
Foi a maternidade que fez Luana enxergar seu trabalho com novos olhos. “Comecei a pensar no futuro do meu filho e percebi que o que eu faço aqui pode mudar a realidade: melhorar a escola onde ele vai estudar, a saúde que ele vai receber. Isso me move!”
Desde então, ela chega todos os dias ao Tribunal com esse propósito: fazer a diferença para sua família e para cada cidadão rondoniense.
APRENDER PARA TRANSFORMAR
Luana é pedagoga de formação. Mas, ao entrar no TCE-RO, viu a necessidade de se reinventar. “Comecei numa unidade que analisava prestações de contas. Era tudo novo para mim.”
Com o tempo, buscou se qualificar. Fez uma segunda graduação em Contabilidade, concluiu a pós-graduação em Gestão Municipal e realizou um curso técnico em Finanças Públicas.
“Já sabia muita coisa na prática. Decidi buscar o diploma para consolidar esse conhecimento.”
Com base em todo aprendizado técnico e humano adquirido ao longo dos anos, hoje ela se dedica a orientar os colegas que lidera.
LIDERAR É TER EMPATIA
Como coordenadora de Finanças dos Municípios, Luana lidera uma equipe que é responsável por um dos principais produtos entregues pelo TCE-RO à sociedade: a análise das contas públicas.
“É um grande desafio. Cumprimos metas e buscamos aperfeiçoar nosso trabalho todos os anos.”
Seu estilo de liderança é próximo, empático. “Tento entender as necessidades individuais e adaptar meu perfil a cada pessoa da equipe. Quero desenvolver as pessoas para que a gente alcance juntos os objetivos da instituição.”
DORAMAS, PESCARIA E MÚSICA
Fora do trabalho, Luana cultiva o prazer da simplicidade. Casada há 21 anos, com dois filhos, mora em um lugar arborizado, com a tranquilidade que lembra um sítio.
Gosta de aproveitar a casa com os filhos, relaxar assistindo doramas (séries coreanas) e tem se aventurado a aprender piano.
Revela, ainda, uma paixão que a conecta à paz: pescar. “Mesmo quando volto sem peixe, vale pela experiência. A pescaria me acalma. É meu descanso fora das responsabilidades.”
ORGULHO DE SERVIR
Entre tantas entregas técnicas, é o reconhecimento humano que mais a toca.
“Às vezes, atendo jurisdicionados por telefone ou WhatsApp. Quando nos conhecem pessoalmente, agradecem. Dizem: ‘Você é a Luana? Você me ajudou tanto!’ Isso me emociona demais.”
É essa conexão que alimenta o seu orgulho de servir.