TCE de Rondônia avança na gestão de documentos com ação que será referência no país

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia registrou mais um avanço em sua gestão de documentos, que caminha para ser uma referência no Brasil.
Foi realizada na quinta-feira (3/7) nova reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), para debate e aprovação de instrumentos de gestão documental, como planos de classificação e tabela de temporalidade de processos.
Coordenado pelo conselheiro Edilson de Sousa Silva, o trabalho integra as ações previstas nas diretrizes do Plano de Gestão 2024/2025 e também na nova Política de Gestão de Documentos, aprovada pela Resolução n. 417/2024.
CULTURA “DATA-DRIVEN”
Por suas características, a ação desenvolvida pela CPAD se vincula fortemente a um dos novos pilares da Gestão do Tribunal de Contas, que é a “cultura data-driven”. Isso porque permite que haja maior controle da documentação, das informações e dos dados.
Também coloca o TCE de Rondônia como uma referência na temática de gestão de dados e informações.
Em um estudo produzido pela servidora Izabela Mirna verificou-se que os Tribunais de Contas, em sua maioria, não contam com instrumentos de gestão documental, como os que estão sendo gestados em Rondônia.
“Os instrumentos de gestão que estão sendo desenvolvidos seguem as teorias e metodologias arquivísticas, além de aderência normativa externa e interna. Neste sentido, estamos ofertando instrumentos corretos e aderentes à realidade para o Tribunal de Contas de Rondônia e a sociedade, e que poderão ser um norte também para os demais Tribunais de Contas”, disse.