TCE-RO

Com apoio do Tribunal de Contas, Rondônia lidera alfabetização de crianças na região Norte e conquista 6º lugar no Brasil

Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking brasileiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 11 de julho, pelo Ministério da Educação, em Brasília.

O resultado reflete um conjunto de esforços que têm colocado a educação como prioridade, com destaque para a atuação estratégica e colaborativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

Os dados integram o balanço do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Ministério da Educação que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens prejudicadas pela pandemia. Ao todo, a avaliação envolveu 2 milhões de estudantes42 mil escolas públicas e 5.450 municípios em todo o país.

Rondônia ocupa o 6º lugar no ranking brasileiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, pelo Ministério da Educação

De acordo com os critérios do programa, são consideradas alfabetizadas as crianças que demonstram habilidades básicas de leitura e escrita. Isso inclui a capacidade de ler textos simpleslocalizar informações evidentes no textointerpretar elementos não verbais em tirinhas e histórias em quadrinhos e estabelecer conexões entre texto e imagem. Na produção escrita, mesmo com eventuais desvios ortográficos, os estudantes devem ser capazes de elaborar textos compreensíveis em situações do cotidiano.

No balanço divulgado pelo MEC, são consideradas alfabetizadas as crianças que demonstram habilidades básicas de leitura e escrita

RESULTADO REFORÇA ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TCE-RO

Nesse cenário nacional, Rondônia superou todos os estados da Região Norte e ficou entre os seis melhores colocados do Brasil. O resultado é ainda mais representativo porque, mesmo com avanços, o país como um todo ainda não alcançou a meta nacional estipulada para 2024.

A pontuação de Rondônia ficou acima da média nacional e inclusive superou estados com maior tradição educacional, revelando a força de uma articulação séria, técnica e comprometida com os direitos da infância.

DIFERENCIAIS DE RONDÔNIA

Entre os principais fatores que explicam o desempenho do estado está o fortalecimento do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), uma iniciativa desenvolvida pelo próprio Tribunal de Contas de Rondônia. O programa promove formações pedagógicas, diagnósticos, escuta ativa de gestores escolares e acompanhamento das ações de alfabetização em cada município.

O fortalecimento do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) é uma das ações desenvolvidas pelo próprio Tribunal de Contas de Rondônia

Outro fator de sucesso para o desempenho de Rondônia é a atuação incansável dos professores alfabetizadores e gestores educacionais. Em todo o estado, esses profissionais têm sido essenciais no avanço da aprendizagem, atuando com dedicação, criatividade e compromisso diário com cada criança. São eles que transformam políticas públicas em prática pedagógica, mesmo diante dos desafios estruturais e sociais enfrentados nas redes de ensino. O reconhecimento obtido por Rondônia é, também, um reconhecimento à força do trabalho desses educadores.

Outro diferencial é a atuação do GAEPE-RO (Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia), espaço interinstitucional com a participação do Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e de representantes de instituições públicas, secretarias municipais e estadual de Educação, além de outros parceiros.

O grupo tem contribuído para alinhar políticas públicas, apoiar os municípios e construir soluções conjuntas para os desafios educacionais do estado.

A conquista é dos professores, gestores escolares, municípios, estado, das famílias rondonienses, que contam com uma educação ainda melhor

Os resultados mostram que, quando instituições se unem por um propósito comum, é possível garantir às crianças o direito de aprender na idade certa. A conquista é dos professores, gestores escolares, municípios, estado, das famílias. E é, sobretudo, uma conquista das crianças rondonienses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo