União de forças coloca Rondônia entre os melhores do Brasil na alfabetização de crianças

O avanço de Rondônia na alfabetização infantil, que garantiu ao estado o 6º lugar no ranking nacional e o primeiro lugar da Região Norte, não é obra do acaso. É o resultado de uma aliança sólida, construída com propósito, coragem, muito trabalho e compromisso coletivo com a educação pública.
A conquista, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), reflete o esforço conjunto de instituições que, mesmo com diferentes atribuições, compartilham a mesma missão: garantir às crianças rondonienses o direito de aprender na idade certa.
A atuação estratégica do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) foi um dos pilares desse avanço. Por meio do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), criado pelo TCE, o estado estruturou uma política pública de indução pedagógica voltada à alfabetização com foco em dados, escuta ativa e acompanhamento técnico dos municípios. Mas o TCE não caminhou sozinho. Desde o início, o programa foi desenhado para ser colaborativo, transversal e participativo.

MOBILIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E DIÁLOGO
A UNDIME-RO (União dos Dirigentes Municipais de Educação) teve papel decisivo, mobilizando as secretarias municipais, promovendo o diálogo entre os gestores escolares e garantindo que as ações chegassem às salas de aula.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também somou forças, integrando o regime de colaboração com foco em formação de professores, diagnósticos e apoio pedagógico contínuo às redes locais.
A UNCME-RO (União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação) também teve papel relevante, fortalecendo a atuação dos conselhos municipais de educação e contribuindo para o alinhamento das políticas locais com as diretrizes do regime de colaboração.

Outro eixo essencial foi a articulação institucional viabilizada pelo GAEPE-RO (Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação), espaço interinstitucional que conecta atores do Sistema de Justiça, órgãos de controle e gestores educacionais. Participam ativamente o Ministério Público de Contas, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, além de conselhos, universidades e representantes da sociedade civil.
Essa construção coletiva encontrou no Instituto Articule e no Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) parceiros estratégicos que trouxeram expertise técnica, metodologias de acompanhamento e apoio à avaliação dos resultados. As evidências geradas permitiram decisões mais assertivas e intervenções pedagógicas eficazes nos municípios.
COOPERAÇÃO E ATUAÇÃO PARA BENEFICIAR CRIANÇAS
Todos os envolvidos atuaram como partes de um mesmo corpo. O sucesso não pertence a uma única entidade, mas a uma rede que se reconhece, coopera e age para beneficiar as crianças. Essa rede, que se encontra, planeja, avalia e ajusta, é o que faz Rondônia se destacar atualmente como referência nacional em alfabetização.

Em tempos de tantos desafios na educação brasileira, o que Rondônia mostra ao país é que é possível fazer diferente (e melhor) quando há vontade política, sensibilidade técnica e, sobretudo, compromisso compartilhado. A conquista é das instituições, mas o verdadeiro prêmio está nas mãos das crianças que hoje conseguem ler, escrever e compreender o mundo com mais autonomia.
Essa jornada segue. E o que foi plantado em conjunto já começa a frutificar em cada canto do estado. Porque onde há cooperação, há transformação.