TCE-RO

TCE de Rondônia implanta sistema bimestral de pesquisa de satisfação para avaliar efetividade e relevância institucional

Com foco na melhoria contínua, na racionalização dos processos internos e na consolidação de uma cultura organizacional orientada por dados, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) dá mais um passo importante na modernização da gestão pública.

A partir de 1º de setembro de 2025, passa a ser aplicada, de forma permanente e com periodicidade bimestral, uma pesquisa interna de satisfação recíproca entre todas as unidades gestoras do Tribunal.

Trata-se de uma iniciativa estratégica de governança que busca aferir, de maneira sistemática, a efetividade, relevância e qualidade das entregas institucionais. A proposta está alinhada aos pilares da atual gestão presidida pelo conselheiro Wilber Coimbra, marcada por práticas inovadoras, compromisso com a liderança servidora e decisões baseadas em evidências.

“Acredito que o cidadão, que financia todo o aparato estatal, merece uma instituição que se autoavalie, corrija-se e evolua continuamente, em respeito ao dinheiro do povo”, afirma o presidente Wilber.

O principal objetivo da pesquisa é fortalecer uma cultura organizacional aberta a feedbacks (tanto positivos quanto críticos), que sejam capazes de identificar, com agilidade, falhas em processos de trabalho, fluxos operacionais, produtos e serviços. A partir daí, a proposta é promover redesenhos administrativos e melhorias contínuas no ambiente interno.

Um dos diferenciais da iniciativa é que todas as unidades do Tribunal atuarão, ao mesmo tempo, como avaliadoras e avaliadas, o que garante isonomia, transparência e reforça o senso de autogestão e corresponsabilidade institucional.

“Não existe boa governança sem escuta interna estruturada. A pesquisa é a voz da responsabilidade institucional que ecoa em favor do interesse público”, destaca um dos trechos do documento que formaliza a iniciativa.

A condução da pesquisa caberá à Secretaria de Planejamento e Governança (SEPLAG), responsável pela elaboração e organização do instrumento de escuta, que será aplicado em ambiente digital.

A análise dos dados será feita com o apoio de ferramentas de Business Intelligence (BI). Já a sustentação tecnológica ficará a cargo da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), que atuará de forma integrada com a SEPLAG, garantindo segurança, eficiência e confiabilidade à iniciativa.

Segundo o presidente Wilber Coimbra, “a pesquisa bimestral é um poderoso instrumento de autorreflexão institucional, gestão e governança e um desdobramento da cultura organizacional data-driven, por meio da qual buscamos tomadas de decisões estratégicas cada vez mais informadas, impessoais, objetivas, pautadas em evidências concretas, com foco em resultado e impactos socialmente relevantes”.

E acrescenta: “Mais que uma ferramenta de gestão, a pesquisa é um ato de humildade institucional diante do compromisso que temos com o povo rondoniense”.

A primeira edição da pesquisa já está sendo preparada pela SEPLAG e servirá como linha de base para a construção de indicadores institucionais de desempenho, alinhados aos princípios da boa governança pública.

Com essa nova ação, o Tribunal reafirma seu compromisso com a excelência na gestão dos recursos públicos, a valorização das equipes internas e o aprimoramento constante de suas práticas institucionais, consolidando sua missão de ser uma instituição socialmente relevante e efetiva na vida do cidadão rondoniense.

E conclui o presidente Wilber Coimbra: “Se queremos um Tribunal socialmente relevante, precisamos começar por dentro: ouvindo, corrigindo e melhorando continuamente a nossa prestação de serviços públicos à sociedade que nos remunera”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo