Avanços no Cosme e Damião, ação inédita na AMI e infraestrutura com falhas no HB marcam sábado de fiscalização do TCE-RO na saúde pública

Neste sábado (23/8), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve mais uma vez ao lado da população, realizando uma ação do Programa Permanente de Fiscalização da Saúde.
A visita aconteceu em três unidades hospitalares geridas pelo Estado: Hospital Infantil Cosme e Damião, Assistência Médica Intensiva (AMI) e Hospital de Base.

A iniciativa une rigor técnico e escuta humanizada, com o propósito de induzir melhorias no atendimento à população e nas condições de trabalho dos profissionais de saúde.
A médica Ana Raisa Jatahy destacou que a fiscalização do TCE-RO contribui para os avanços nos hospitais.
“Muitas das vezes viemos trabalhar com vários problemas, mas estamos aqui para fazer a nossa função. Esse trabalho de fiscalização do TCE-RO é fundamental para dar melhor continuidade ao nosso serviço”, comenta.
APÓS ATUAÇÃO DO TCE, COSME E DAMIÃO GANHA CONFORTO TÉRMICO
No Hospital Infantil Cosme e Damião, a fiscalização constatou avanços importantes.
A gestão estadual tem adotado medidas para corrigir problemas identificados anteriormente, como a climatização das alas, que trouxe mais conforto aos pacientes e dignidade aos profissionais da saúde que trabalham no local. Saiba mais aqui.
Uma boa prática observada pelo TCE-RO foi a implantação de uma brinquedoteca, que torna o ambiente mais acolhedor para as crianças internadas.

Mesmo com os avanços, ainda há desafios, como equipamentos inoperantes, falta de insumos e quantidade insuficiente de profissionais para atender à demanda.
A acompanhante Rosimeire Marques Goes elogiou a atuação contínua do Tribunal de Contas.
“Esse trabalho de vocês é importante para de fato saberem como estão as coisas nos hospitais”, destaca.
FISCALIZAÇÃO INÉDITA NA AMI
A Assistência Médica Intensiva (AMI), voltada para casos que exigem internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), recebeu pela primeira vez uma fiscalização do TCE-RO.

A acompanhante Raimunda Barros Araújo destacou a importância de ouvir quem está vivendo a realidade hospitalar.
“A fiscalização é importante porque, se no caso de uma pessoa não está sendo bem atendida, tem que falar o que está acontecendo, né? Para melhorar”, disse.

A visita revelou problemas estruturais e operacionais que afetam diretamente o atendimento, como almoxarifado inadequado, equipamentos inoperantes, e mobiliários danificados.
INFRAESTRUTURA COM FALHAS EM ALA DO HB
No Hospital de Base, os problemas estruturais nas alas de ortopedia chamaram atenção da equipe de fiscalização.

Foram identificadas infiltrações, portas sem fechaduras, fiação exposta, e cadeiras de banho em condições precárias. A falta de insumos também foi registrada pela equipe do TCE-RO.
Mesmo diante das dificuldades, o paciente Luiz Rogério Fernandes, internado há seis meses, compartilhou um momento de carinho vivido no hospital.

“Graças a Deus está tudo indo bem, fui bem atendido. Fiz aniversário aqui dentro, fizeram até um bolo para mim, ganhei presente dos profissionais. O trabalho do Tribunal de Contas é importante não só para mim como para todos os pacientes. Tem que ser fiscalizado, né?”, relatou.
“A fiscalização ajuda totalmente, e a gente apoia sim o trabalho de vocês”, reforçou Edmar Francisco Neres, acompanhante no HB.

A enfermeira Eryka Soares, que atua no hospital, reforçou o impacto positivo da fiscalização.
“O trabalho do Tribunal de Contas é fundamental porque progride o serviço e a assistência que oferecemos aos pacientes”, completou.

PRÓXIMOS PASSOS
Os resultados das vistorias serão reunidos em relatório técnico e encaminhado aos gestores estaduais, com recomendações para que os problemas identificados sejam solucionados rapidamente.
“Mais uma vez, o Tribunal de Contas ouviu profissionais de saúde e pacientes, com apenas um propósito: contribuir, no seu papel, para que os serviços públicos sejam prestados com qualidade”, ressaltou o auditor de controle externo do Tribunal, Wesler Neves, que coordenou a ação deste sábado.