TCE-RO

Fiscalização que transforma realidades: TCE de RO avalia serviços prestados pela Emater em comunidade rural

Mais do que acompanhar números e relatórios, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) também contribui para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, seja nas cidades ou também no campo.

Nesse sentido, foi realizada, alguns dias atrás, uma visita à unidade da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) em Porto Verde, região rural localizada entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.

A iniciativa faz parte da auditoria que avalia os serviços prestados pela Emater, com foco em fortalecer a agricultura familiar.

COMO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA CHEGA AO AGRICULTOR

Durante a passagem pelo escritório local, a equipe de auditoria observou a rotina dos servidores, compreendeu a dinâmica de trabalho e ouviu tanto os técnicos quanto os agricultores atendidos.

Foram identificados pontos positivos, como o vínculo da equipe da Emater com as comunidades, mas também desafios estruturais, como a carência de pessoal, limitações de recursos e dificuldades na modernização dos serviços.

O objetivo foi conhecer de perto como os serviços de assistência técnica e extensão rural estão sendo oferecidos, envolvendo apoio ao agricultor familiar, agregação de valor, acesso a mercados e inclusão produtiva.

TCE-RO acompanha de perto os serviços da Emater e identifica desafios e avanços para fortalecer a agricultura familiar

ESCUTA ATIVA E DIÁLOGO COMO FERRAMENTAS DE FISCALIZAÇÃO

A fiscalização foi conduzida de forma colaborativa, valorizando o diálogo direto com servidores e produtores.

Essa metodologia, baseada na Estratégia Global de Auditoria (EGA), garante que a fiscalização vá além da teoria e seja sensível às especificidades locais, trazendo elementos que poderão orientar políticas públicas mais eficazes.

AGROINDÚSTRIA E PEQUENO PRODUTOR: VOZES DO CAMPO

A equipe do Tribunal de Contas também conheceu de perto dois cenários da agricultura familiar: uma agroindústria de processamento de mandioca e um pequeno agricultor, que cultiva café, cacau e hortaliças.

Com isso, foram percebidas situações, como ausência de estudos locais de demanda, produção fragmentada e as dificuldades de inserção em mercados mais estruturados.

INDUÇÃO A POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS EFICAZES

Ao ouvir quem está na ponta (agricultores e suas famílias), o TCE-RO reuniu informações importantes para o trabalho de auditoria.

Essas informações serão decisivas na análise da efetividade da assistência técnica prestada e na atuação voltada à indução de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo