Orgulho de Servir: a trajetória de Michel Leite no TCE-RO

Guardião dos recursos públicos, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) também é um espaço repleto de histórias marcantes, de conquistas, superações e amizades, e que carrega, acima de tudo, o “Orgulho de Servir” para o povo rondoniense.
Uma dessas histórias é a de um servidor que cresceu cercado por histórias de dedicação à Rondônia e ao serviço público.
Apresentamos Michel Leite Nunes Ramalho, chefe da Coordenadoria de Controle Externo Especializada em Atos Pessoais do TCE-RO.
UM LEGADO DE FAMÍLIA
Nascido e criado em Porto Velho, capital de Rondônia, uma cidade banhada pelo Rio Madeira e marcada pela exuberante floresta amazônica, Michel Leite tem sua trajetória marcada pela paixão pelo Controle Externo. Uma realidade que atravessa gerações na família, começando com a avó e passando pela mãe e a tia.
Ao relembrar o passado, ele conta que suas memórias de infância e adolescência estão profundamente ligadas ao TCE: “Meu viver no Tribunal é desde que nasci. Conheci os corredores daqui, como antigamente, sempre vivi e sempre respirei aqui”, afirma.
Uma curiosidade, segundo Michel, é que a avó foi a única mulher a ocupar o cargo de Secretária-Geral de Controle Externo do Tribunal.
“Minha avó, Sebastiana Leite Nunes, foi auditora de controle externo. Ela fazia parte da 1ª turma do Tribunal de Contas. Posteriormente, minha tia, Alvanira Maria Leite Nunes, ingressou como auditora, por meio de concurso. Depois, em 1995, minha mãe, Elisabeth Maria Leite Nunes, passou a atuar como auditora de controle externo”, conta Michel, sem esconder o brilho de admiração nos olhos em razão do histórico familiar no Tribunal.
Com a vontade genuína de seguir os passos das mulheres da família, Michel cursava Direito na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Porto Velho. Foi quando surgiu a oportunidade de prestar concurso.
Participou do concurso do TCE-RO em 2007, foi aprovado e assumiu o cargo de técnico de controle externo, em 18 de maio de 2009, data que marcou o início de um novo caminho em sua vida. “Fiquei muito feliz em passar no concurso, embora nunca me senti pressionado a isso”, recorda.
Com 16 anos de Tribunal, Michel também buscou especializações. Ele é especialista em Licitações e Contratos e em Auditoria no Serviço Público. Seu crescimento profissional, o levou, em 2020, a assumir a coordenação da CECEX 4, setor especializado em atos de pessoal que integra a Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE).
Suas atividades abrangem o controle de contratações de servidores, bem como processos de aposentadorias e pensões, garantindo que tudo esteja em conformidade com a lei.
Para Michel, o impacto do seu trabalho para a população é direto. Ao assegurar direitos e segurança jurídica aos processos que envolvem contratação de dos servidores, é possível garantir a sustentabilidade e o equilíbrio dos gastos relacionados à previdência.
“Temos diversas atividades de fiscalização para garantir que os recursos públicos destinados a gastos com pessoal sejam bem utilizados”, explica.
Esse trabalho permite identificar e corrigir irregularidades como acúmulo de cargos públicos, problemas em folhas de pagamento e casos de nepotismo, entre outros.
MOMENTOS DE LAZER
Casado há 11 anos, Michel Leite é pai de um menino de 7 anos. Nos momentos de lazer, aproveita a vida ao lado da família e dos amigos.
“Gosto de estar com minha família e amigos. Curtir um churrasquinho ou uma piscina. Valorizo esses momentos para estar e viver em prol deles”, conta, com um sorriso.
Com o filho, compartilha momentos divertidos no parque e nas brincadeiras: “Meu filho adora parques e é louco por futebol. Engraçado é que eu nunca fui tão fã do esporte, mas por ele me permito participar, brincar e até jogar videogame.”
Michel também aprecia assistir filmes e séries, sempre junto da família.
Este é Michel Leite, um servidor comprometido com o TCE-RO, dedicado à família e apaixonado pela terra onde nasceu.