TCE-RO

Com olhar para o cidadão, TCE-RO identifica melhorias e desafios na saúde pública de Ariquemes

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em Ariquemes, nos dias 02 e 03 de outubro, para avaliar as condições de atendimento em unidades de saúde do município.

A ação de fiscalização trouxe à tona um retrato que mistura boas práticas já consolidadas com fragilidades estruturais que ainda impactam a vida de pacientes e servidores.

“Toda vez que o Tribunal vem, fortalece muito, porque vocês se unem à gente na busca de melhores condições, melhor atendimento”, disse o médico Mauro Lopes.

Mauro Lopes:

DANDO VOZ A QUEM É ATENDIDO

Usuários e acompanhantes têm visto, com satisfação, os resultados efetivos das fiscalizações realizadas pelo TCE na saúde.

Estelita Moreira: atendimento com presteza

“O atendimento está muito bom, com presteza tanto por parte do médico, quanto dos demais profissionais”, disse Estelita Moreira Braga, que foi atendida na UPA.

Adilson Bento: “Meu filho foi bem atendido”

Adilson Bento acompanhava o filho, que sofreu acidente, e também notou diferença: “Ele chegou bem machucado e está sendo bem atendido”.

GESTORES ELOGIAM TRABALHO FEITO PELO TCE

Gestora da UPA de Ariquemes, Wanderly Carvalho ressaltou o trabalho feito pelo Tribunal de Contas na saúde. “Eu acho importante, porque a gente consegue elevar as demandas e resolver problemas”, acentua.

Diretora da UPA, Wanderly Carvalho ressaltou o trabalho feito pelo Tribunal de Contas na saúde

Gerente de enfermagem, Elaine Paganini confirma que os profissionais de saúde ficam contentes e acolhidos com a ação do Tribunal: “Através da visita, passamos demandas e colhemos melhorias”.

Gerente de enfermagem, Elaine Pagani, ressalta melhorias a partir da atuação do Tribunal

Willian Souza, que é servidor do Hospital Materno Infantil, destaca a busca de melhorias no atendimento e nas condições de trabalho. “É importante caminharmos juntos, um trabalho de parceria”, acrescenta.

Willian Souza, gestor de RH: parceria do TCE-RO

PONTOS POSITIVOS QUE INSPIRAM CONFIANÇA

No Hospital Municipal Materno Infantil, a equipe técnica verificou que a escala de plantão estava completa, com médicos e enfermeiros presentes. A organização do estoque de medicamentos garante controle de validade e reposição semanal compatível com a demanda.

O Hospital Materno Infantil de Ariquemes foi fiscalizado pelo Tribunal de Contas na quinta-feira (2/10)

Também chamou a atenção a limpeza dos ambientes, o correto descarte de resíduos e a disponibilidade de equipamentos de proteção, fatores que refletem em um atendimento mais seguro.

Os pacientes entrevistados destacaram a boa recepção e o cuidado da equipe de enfermagem, que foi avaliada com 100% de satisfação.

Lindinhane de Jesus Santos: “Não tenho nada do que reclamar”

“Não tenho nada do que reclamar”, disse Lindinhane de Jesus Santos, que teve a filha atendida na unidade.

Houve ainda relatos positivos sobre a Casa de Parto, onde não foram registradas faltas de insumos ou profissionais.

UPA EM ALERTA POR FALTA DE SEGURANÇA

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a fiscalização de retorno mostrou que quase nada foi feito em relação às irregularidades já apontadas. O quadro de insegurança se agravou: houve relatos de agressões a servidores, ameaças a médicos e até consumo de entorpecentes dentro da unidade. A ausência de controle de acesso e de vigilância armada coloca em risco profissionais e pacientes.

O secretário-geral de Controle Externo do TCE, Marcus Cézar Filho, na vistoria às unidades de saúde de Ariquemes

Estruturalmente, a UPA também sofre com buracos no teto, pontos de mofo e climatização insuficiente em alguns corredores.

HOSPITAL MUNICIPAL: AVANÇOS E FRAGILIDADES

A fiscalização no Hospital Municipal evidenciou avanços pontuais realizados às vésperas da inspeção, mas fragilidades estruturais reincidentes que comprometem as condições de trabalho e segurança institucional.

A mais grave é a questão da segurança, que compromete o trabalho dos profissionais de saúde e o atendimento. Problemas ainda com a falta de climatização, equipamentos em áreas improvisadas e relatos dos servidores da falta de confiança na água servida nos bebedouros do local.

Apesar das dificuldades, a unidade mantém aspectos positivos. A limpeza estava adequada, o raio-X funcionando e a coleta de exames laboratoriais ocorrendo regularmente, com entrega de resultados em prazos adequados.

REUNIÃO COM A PREFEITA E EQUIPE

A equipe técnica da TCE foi recebida, nesta sexta-feira (3/10), pela prefeita Carla Redano (União Brasil) e gestores municipais, para debater os resultados da auditoria realizada nas unidades de saúde da cidade.

Encontro nesta sexta-feira envolveu a equipe de auditores do Tribunal de Contas e a gestão do município de Ariquemes

A reunião foi marcada por diálogo, transparência e compromisso com a melhoria dos serviços prestados à população.

“Essa fiscalização do Tribunal de Contas nos faz focar em pontos sensíveis, dando aquela atenção especial e resolvendo os problemas, para realmente levar uma saúda de qualidade a todos os munícipes”, disse a prefeita.

A prefeita de Ariquemes, Carla Redano, ouviu da equipe do TCE-RO os apontamentos da auditoria realizada na saúde do município

Durante o encontro, o secretário-geral de Controle Externo do TCE, Marcus Cézar Filho, lembrou da importância de que os problemas levantados sejam, de fato, solucionados pela administração municipal.

“Com a fiscalização permanente na área da saúde, o Tribunal de Contas tem um único objetivo: melhorar a vida do cidadão tanto de Ariquemes quanto de Rondônia”, ressaltou Marcus Cézar.

O QUE ISSO SIGNIFICA PARA A POPULAÇÃO

A presença do Tribunal de Contas em Ariquemes deixa claro que a fiscalização vai além dos números. Ela traduz a preocupação institucional com a dignidade dos pacientes e as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

A equipe do Tribunal de Contas expôs à gestão do município de Ariquemes a situação das unidades de saúde fiscalizadas na ação desta quinta-feira (2/10)

Com rigor técnico e sensibilidade social, o TCE-RO reafirma seu compromisso em induzir melhorias que façam diferença real na vida das pessoas de Ariquemes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo