7 de Novembro – O DIA NA HISTÓRIA
É o dia 312 de 2008 que acaba em mais 54 dias
O Fato do Dia
1917 – Rússia: Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques tomam o poder na Rússia e derrubam o governo provisório de Alexander Kerensky.
1993 – O brasileiro Ayrton Senna vence pela última vez na Fórmula-1, O Grande Prêmio de Adelaide, Austrália
O Dia na História
1659 – Acordo: O Tratado de Pirineus acaba a guerra entre a Espanha e a França.
1733 – Aliança: Espanha e França assinam o tratado do Escorial unindo forças contra a Inglaterra.
1768 – Frederico, “O Grande da Prússia” ,termina o seu testamento político.
1807 – Rússia e Inglaterra rompem relações diplomáticas.
1822 – Espanha: O poeta Manuel José Quintana inaugura a Universidade de Madrid.
1825 – Brasil: Circula em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina.
1831 – Polônia: As cores vermelho e branco são escolhidas como as oficiais da bandeira polonesa.
1837 – Brasil: Começa em Salvador a Sabinada, movimento revolucionário que durou um ano, no período regencial, e foi liderado pelo médico Sabino Álvares da Rocha Vieira.
1848 – Brasil: Começa em Olinda, Pernambuco, a Revolução Praieira, a última das insurreições realmente relevantes contra a unidade regencial. A Revolta Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolução Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal.
1867 – Nasce Marie Curie, química e física francesa de origem polaca
1874 – EUA: O Partido Republicano oficializa o elefante como seu símbolo.
1879 – Rússia: Nasce Leon Trotsky, um dos ideólogos do marxismo e da Revolução Russa.
1885 – Canadá conclui a ferrovia transcontinental chamada de Canadian Pacific.
1905 – Brasil: Nasce Aurélio de Lira Tavares, que em 1969 seria um dos três membros do governo brasileiro no impedimento do presidente Costa e Silva.
1910 – EUA: Os irmãos Wright realizam o primeiro vÔo comercial.
1917 – Rússia: Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques tomam o poder na Rússia e derrubam o governo provisório de Alexander Kerensky.
1919 – Inglaterra: O Jornal Times de Londres anuncia o sucesso da teoria da relatividade de Einstein.
1939 – II Guerra Mundial: Os reis belga e holandês intervém junto do rei Jorge VI de Inglaterra, pela paz com Alemanha.
1941 – II Guerra Mundial: Em plena batalha de Moscou, realiza-se a tradicional parada militar para comemorar os 24 anos da Revolução russa.
1941 – II Guerra Mundial: Os Estados Unidos aprovam o crédito de US$ 1 milhão para a União Soviética comprar armas.
1944 – EUA: Franklin D. Roosevelt é eleito pela quarta vez presidente dos Estados Unidos.
1944 – Japão: Acusado de espionagem a favor da União Soviética, o jornalista alemão Richard Sorge, é fuzilado em Tóquio.
1945 – ONU: África do Sul e México são admitidos como Estados-Membros da Organização.
1956 – Oriente Médio: A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas exige que a Inglaterra, a França e Israel retirem suas tropas do Egito.
1956 – França: Protestos gerais em Paris contra a invasão soviética na Hungria.
1962 – As Nações Unidas passam uma resolução condenando a política de apartheid da África do Sul.
1963 – São resgatados onze sobreviventes de acidente numa mina na cidade de Lengede, no Estado da Baixa Saxônia. Eles haviam resistido durante duas semanas e a operação de resgate ficou conhecida como “o milagre de Lengede”.
1963 – Nasce John Barnes, jogador de futebol inglês nascido na Jamaica.
1966 – Moscou: Depois de ouvirem críticas contra a China, diplomatas chineses abandonam as cerimônias do aniversário da Revolução de 1917.
1972 – Diplomacia: A Alemanha Federal e a República Democrática da Alemanha restabelecem relações normais, após 23 anos de hostilidade.
1972 – EUA: Richard Nixon é reeleito presidente. Em seu governo se encerra a guerra contra o Vietnã. Em 1974 ele renuncia por causa do escândalo de Watergate.
1973 – Brasil: A Petrobras anuncia a descoberta de uma jazida petrolífera em Campos, no Rio de Janeiro.
1973 – Restabelecidas relações diplomáticas entre EUA e Egito, rompidas entre os dois países desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
1977 – Assinado o tratado Torrijos-Carter para uso do Canal do Panamá.
1978 – África: Angola, Zaire e a Zâmbia inauguram a estratégica ponte sobre o rio Luau
1982 – Oriente Médio: O exército iraniano avança 10 KM em território iraquiano, pela segunda vez em quatro meses. 1984 – Brasil: Para agilizar a prestação judiciária, o governo brasileiro institui os juizados de Pequenas Causas.
1985 – Colômbia: 50 mortos na invasão, pelo exército colombiano, do palácio da Justiça, em Bogotá, onde guerrilheiros do grupo “M9” mantinham reféns 60 pessoas há 27 horas.
1987 – Tunísia: Golpe liderado pelo general Zine Al-Abidine Ben Ali depõe o presidente vitalício Habib Bourguiba, de 84 anos de idade, por “incapacidade física e mental”.
1988 – Portugal: Anunciado oficialmente que o país está na menor taxa de desemprego, 7,3%, desde 1983.
1989 – Sob forte pressão popular, demite-se o governo da República Democrática Alemã (RDA), pró-soviético.
1991 – EUA: O atleta Magic Johnson anuncia que é portador do vírus HIV e o abandono das quadras de basquete.
1991 – Brasil: A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal). É o segundo deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional (10 – Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
1993 – Portugal: O filme do lusitano Manuel de Oliveira, “Vale Abrão” ganha o prêmio da crítica da 17ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Brasil.
1993 – O brasileiro Ayrton Senna vence pela última vez na Fórmula-1, O Grande Prêmio de Adelaide, Austrália.
1996 – EUA: Lançada A sonda Mars Global Surveyor é lançada em direcção à Marte
1998 – Após nove dias no espaço, retorna a espacial Discovery, pousando em Cabo Canaveral..