Pular para o conteúdo
intranet

Reformas no edifício-sede garantem mais segurança e economia

A Secretaria Geral de Administração (SGA) vem executando, desde o final do ano passado, uma série de reformas no edifício-sede do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO). Dos oito andares, três (segundo, terceiro e sexto) já foram finalizados e outro (sobreloja) está com as obras em pleno andamento.

De acordo com o secretário-geral de Administração, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues, o maior objetivo das reformas é garantir segurança e conforto aos membros, servidores, jurisdicionados e visitantes, bem como economia para o Tribunal de Contas.

“Com a troca da fiação antiga pela nova e a utilização de sistemas elétricos mais eficientes, acreditamos que teremos uma economia considerável de energia”, disse, acrescentando outra vantagem proporcionada pelas reformas: “Os servidores ficarão acomodados em ambientes projetados para as necessidades de cada setor.”

As melhorias contemplam a troca dos forros, pintura geral dos andares, instalação de novo cabeamento para o sistema de informática e também para a rede de telefonia, adequação e consequente troca do sistema elétrico e hidráulico, além de reparos diversos.

“As tomadas, por exemplo, já estão dentro do novo padrão, que foi determinado pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro)”, afirmou Luiz Francisco, ressaltando a importância da participação dos setores na definição dos leiautes: “Alguns ambientes têm particularidades que precisam ser respeitadas.”

Como exemplo, ele citou a própria sobreloja, que atualmente passa por reformas. “Esse andar terá um novo leiaute, abrigando os Departamentos de Orçamento e Finanças (DOF) e Recursos Humanos (DERH) e as salas do Gabinete da Secretaria Geral de Administração (SGA) e do Coral Cantos de Rondônia, além dos caixas eletrônicos”, informou.

Finalizada a obra na sobreloja, os próximos andares a serem reformados serão o térreo e o quinto. Além das melhorias, estão previstas, também, a sinalização de todo o edifício-sede e a identificação das salas.

CABEAMENTO

Sobre o novo cabeamento, o servidor Erick Saraiva, que é analista e administrador de redes, disse que um dos objetivos foi projetar uma estrutura que permitisse a flexibilização de uso entre a rede lógica (dados) e a de voz (telefonia).

“O cabeamento estruturado visa colocar pontos de rede em todos os locais onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os ‘switches’ e outros equipamentos de rede. Assim, o ponto pode ser utilizado para computador ou para telefone”, explicou.

Ainda de acordo com Erick, o novo sistema proporciona mais economia ao TCE, devido à redução do tamanho dos cabos, e ainda garante uma estrutura independente para cada andar. “É possível isolar um determinado andar, sem prejudicar os demais, o que não era possível com a estrutura antiga”, salientou.

Erick faz parte da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das reformas que estão sendo executadas no edifício-sede, a qual é presidida pelo engenheiro Nélson Carlos da Silva Lampert e composta, ainda, pelos servidores Rosane Malta (assessoria técnica) e Ronei Plácido (engenheiro eletricista).

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo