Realizado em parceria com as redes municipais de educação inserida no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), eventos tiveram a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas
O Tribunal do Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em parceria com as redes municipais de educação que estão inseridas no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), realizou neste mês de junho, em Ariquemes e Porto Velho, mais uma etapa de encontro formativo com professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas responsáveis pelo processo de implementação da Política de Alfabetização nas escolas municipais.
Na formação em Ariquemes participaram, além do município anfitrião, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas responsáveis pelo processo de implementação da Política de Alfabetização nas escolas dos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo, num total de 146 participantes.
Já em Porto Velho, o evento teve 70 participantes. Esses encontros foram conduzidos pelas especialistas em educação do TCE-RO, Rita de Cássia Paulon e Suely Amaral.
REGIÃO DE ARIQUEMES
O evento trouxe para os profissionais de educação relevantes reflexões quanto à melhora significativa, durante os primeiros meses de implementação do sistema, nos resultados de aprendizagem de todas as crianças ainda no 1º ano; avaliação geral dos resultados obtidos pelas redes nos anos iniciais; e a análise da produção escrita analisada por níveis.
PORTO VELHO
O principal destaque do Encontro Formativo em Porto Velho foi o trabalho realizado com os professores multiplicadores, cujo objetivo é torná-los agentes de suporte no processo de formação em serviço em suas escolas para alavancar os resultados de alfabetização.