Do modo como está estruturado pela nova gestão do Tribunal de Contas (TCE-RO), biênio 2024/2025, o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) possibilitará ao órgão um ambiente unificado, aliado a modernas soluções de tecnologia.
Será um trabalho realizado de modo integrado, a partir de três pilares (pessoas, dados e tecnologia) e da utilização de sistemas já em execução no TCE-RO, a exemplo do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap).
O sistema contará com mecanismos para receber dados de diferentes fontes, incluindo informações contábeis, financeiras, orçamentárias, dados de licitações, contratos e dados de pessoal. Essa ferramenta de recepção de dados vai garantir a integração e consistência entre esses dados para possibilitar análises abrangentes e precisas.
Outra ferramenta importante é o Sistema RADAR, que possibilita a busca, acesso e análise dos dados de forma ágil e intuitiva, fazendo com que auditores e demais envolvidos na atividade de controle encontrem informações relevantes de forma eficiente.
Haverá também novidades, como o Painel Integrado, em que serão disponibilizadas informações do estado de Rondônia e dos municípios, permitindo o acesso do público aos dados essenciais de receitas, despesas, obras e políticas públicas sob a perspectiva do controle externo, promovendo a transparência efetiva.
De igual modo, os sistemas Agenda do cidadão e Comunic, ferramentas que visam uma comunicação mais efetiva e integrada com os gestores públicos, ofertando informações relevantes sobre as atividades governamentais e gastos públicos.
Essas medidas, conforme destaca o presidente do TCE-RO, conselheiro Wilber Coimbra, são fundamentais para criar uma base sólida de dados, ferramentas e mecanismos que possibilitem a efetiva implementação e o sucesso do controle externo orientado por dados, promovendo uma fiscalização mais eficiente, transparente e pautada por informações confiáveis e precisas.