Em ação inédita, TCE-RO amplia acessibilidade com texto descritivo em imagens nas redes sociais
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) anuncia uma nova medida voltada à inclusão e acessibilidade digital. A partir de agora, todas os posts publicados nas redes sociais do órgão contarão com textos descritivos.
Também conhecidos como “alt text”, os textos fornecem uma descrição detalhada das imagens e vídeos. Permite, assim, que leitores de tela convertam essas informações em áudio, gerando uma experiência inclusiva para pessoas com deficiência visual.
O objetivo é garantir que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações visuais, possa acessar e compreender as informações disponibilizadas. Este esforço reflete o compromisso contínuo do Tribunal de Contas com a inclusão e a transparência.
RELEVÂNCIA PARA O CIDADÃO
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão.
Para os cidadãos, especialmente aqueles com deficiência visual, a adição de textos descritivos significa maior participação e compreensão da atuação do TCE-RO em prol da sociedade.
Estudos e pesquisas foram feitos, ao longo de semanas, até se chegar à implementação dessa ação no TCE-RO.
Foram usados materiais de apoio para descobrir a forma mais clara e objetiva de escrever as legendas. Por fim, foram conduzidos testes para certificar que as legendas seriam convertidas, corretamente, pelos leitores de tela.
Toda a metodologia aplicada procurou garantir que a ação seja a mais eficaz e inclusiva possível.