TCE ajuda municípios de Rondônia a planejar expansão de oferta de vagas em creches para beneficiar população

Ampliar e melhorar a oferta de vagas em creches para a população dos municípios de Rondônia.
Esse foi o objetivo do Tribunal de Contas (TCE-RO) ao realizar o Workshop “Planejando a Expansão do Atendimento na Educação Infantil na Rede Municipal”.
No total, 98 gestores e técnicos de 48 municípios rondonienses participaram das oficinas, realizadas em Porto Velho, na sede da Escola Superior de Contas, braço pedagógico do TCE.
POR QUE A AÇÃO É IMPORTANTE
O Estado de Rondônia tem uma das piores taxas de atendimento por creche no Brasil.
Para reverter esse quadro, o Tribunal de Contas, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), que lidera o projeto, realizam uma série de ações, em conjunto com os municípios.
“Coletamos dados e informações individualizadas de cada município para, a partir disso, promover essas formações e possibilitar aos gestores e técnicos municipais elaborarem um planejamento de expansão de vagas em creche compatível com suas necessidades, demandas e realidades”, explicou o conselheiro Paulo Curi Neto, relator e entusiasta da temática de educação no TCE.

COMO FUNCIONA A CAPACITAÇÃO
A oficina foi voltada a secretários municipais de educação, de finanças e de planejamento, além de equipes técnicas da educação infantil e de elaboração de programas orçamentários.
“A ideia é fazermos um bom diagnóstico e ajudar os municípios a construir iniciativas que possibilitem equipamentos, unidades e vagas para a população, especialmente quem está em situação de vulnerabilidade”, acrescentou o servidor Igor Tadeu Ribeiro, que integra a equipe do projeto no TCE-RO.

Ainda segundo a equipe técnica do Tribunal, as estratégias definidas devem ser incluídas no ciclo 2026/2029 do Plano Plurianual (PPA) dos municípios.
GESTORES ELOGIAM ATUAÇÃO DO TCE-RO
Gestores e técnicos municipais ressaltaram a importância das oficinas ministradas pelo TCE para a melhoria do atendimento na educação infantil.

“A expectativa é que façamos um planejamento mais adequado para atendimento dessas crianças e da nossa população”, disse, animado, Claudino Bispo dos Santos, do município de Parecis.

Secretária de Educação de Alto Alegre dos Parecis, Claudinéia Blasius Frata destacou a parceria possibilitada pelo TCE. “O Tribunal tem nos dado a mão, permitindo que cada município cresça e avance na educação”, acentuou.

“Minha gratidão ao apoio que o TCE e sua equipe dão aos municípios”, disse a secretária de Educação e Cultura de Novo Horizonte do Oeste, Nara Simone.