TCE-RO

Orgulho de Servir: a trajetória de Maureen Almeida no TCE-RO

O orgulho de servir ao povo rondoniense está presente em cada servidor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). Mais do que servidores, são pessoas que carregam histórias de superação, paixões e curiosidades, e trazem no coração o propósito de trabalhar pelo bem da sociedade. 

Uma dessas histórias é a de uma servidora que atua como uma das guardiãs da memória das decisões do Tribunal. 

Apresentamos Maureen Marques de Almeida, diretora do Departamento de Uniformização de Jurisprudência do TCE-RO. 

ONDE O PROPÓSITO ENCONTROU LUGAR 

Maureen Almeida é natural de Porto Velho (RO). Seu nome, escolhido pela mãe, foi inspirado em uma atriz irlandesa, Maureen O’Hara.  

Filha de pai amazonense e mãe gaúcha, teve uma infância tranquila. Sempre morou e estudou em Porto Velho: “Sou aquela pessoa raiz, que viu a cidade crescer”. 

Estudou parte da infância e adolescência em escolas da Rede Salesiana, como o Instituto Laura Vicuña e Maria Auxiliadora. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Rondônia (FARO), concluindo o curso em 2004. 

Iniciou sua trajetória profissional na Procuradoria-Geral do Município de Porto Velho, atuando como assessora de procuradores. Nessa época, já participava de processos relacionados a áreas afetas ao Tribunal de Contas. 

Durante esse período, teve seu primeiro filho, em 2017. Ao retornar da licença-maternidade, conta que se sentia dividida entre a maternidade e o trabalho. 

“Quando a gente volta ao trabalho e precisa deixar o filho, dá aquela dor no peito. Pensei em pausar minha carreira e me dedicar à família, mas entreguei a Deus e coloquei em oração: ‘Quero algo na minha vida com propósito e que justifique esse tempo tão valioso que poderia ser dedicado à família para me dedicar à sociedade’”, relembra Maureen. 

Mulher de fé, 4 meses depois surgiu a oportunidade de se tornar servidora cedida, e assim iniciou sua missão no TCE-RO, em janeiro de 2018. Na época, estava sendo criado o Departamento de Uniformização de Jurisprudência (DEJUR), que precisava de servidores qualificados para estruturar os trabalhos. 

Ao longo da trajetória, Maureen se especializou em Processo Civil. Hoje, com sete anos na instituição, atua como diretora do DEJUR, setor responsável por organizar e qualificar as decisões que compõem a jurisprudência do Tribunal, ou seja, o conjunto de entendimentos sobre temas relacionados à atuação do TCE. 

Esse trabalho contribui para evitar decisões contraditórias e garantir maior coerência nos julgamentos. Ao uniformizar entendimentos, o Tribunal assegura mais segurança jurídica, essencial para a aplicação da lei e a atuação dos profissionais da área. Além disso, ao facilitar o acesso à informação em linguagem simples, o DEJUR fortalece a transparência das decisões do TCE-RO para a sociedade. 

“A gente leva para a sociedade o conhecimento sobre a atuação processual do Tribunal, tanto preventiva quanto de controle. É a nossa forma de prestar contas e mostrar o nosso zelo com o recurso público. Por meio das decisões, a sociedade pode ver como esses recursos estão sendo geridos”, destaca Maureen. 

ONDE O CORAÇÃO ENCONTRA FORÇA 

Além de se dedicar ao serviço público, Maureen é esposa e mãe amorosa. 

Construiu sua família enraizada em terras rondonienses. O marido e os filhos são todos porto-velhenses. Casada há dez anos, é mãe de dois meninos, de 8 e 5 anos. 

“Gosto de estar com a família e curtir meus filhos, que ainda são pequenos.” 

Ela faz questão de deixar claro a importância de sua família, reservando a eles momentos especiais, como fazer um churrasquinho, aproveitar uma piscina ou andar de bicicleta. 

Maureen também busca tempo para si mesma. Gosta de praticar esportes e musculação, além de ter descoberto uma nova paixão: o beach tennis

“Entendi que preciso estar inteira para que o meu trabalho seja melhor e para que eu tenha uma dedicação maior à minha família. Ser uma mãe, filha e esposa melhor. A gente é um todo e precisa equilibrar todos esses pratinhos”, diz, com um sorriso. 

Ela também aprecia momentos de leitura e viagens, especialmente para lugares com praia. 

“Acredito que, por morarmos longe do mar, faz parte programar as férias para conhecer novos lugares.” 

Esta é Maureen Almeida, servidora pública do TCE-RO, uma mulher de garra, dedicada à família e com orgulho de servir ao povo de Rondônia. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo