TCE-RO

TCE de Rondônia tem conquista dupla no Prêmio Comunica 2025 com projetos que aproximam o Tribunal das pessoas

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) acaba de conquistar, duplamente, seu espaço no cenário nacional da comunicação pública.

O projeto Vozes que Humanizam, desenvolvido pela equipe da Assessoria de Comunicação, sagrou-se campeão do Prêmio Comunica 2025, que reconhece ações inovadoras e boas práticas de comunicação nos Tribunais de Contas, em todo o país.

O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (3/12), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis (SC).

O projeto Vozes que Humanizam ficou em 1º lugar na categoria Redes Sociais. Outro projeto do TCE-RO, o Conectados pelo Servir, Fortalecidos pelo Agir, também foi reconhecido, ficando com o 3º lugar, na categoria Comunicação Interna.

O presidente Wilber Coimbra, com o líder da Comunicação no TCE-RO, Wendell Rodrigues, na entrega do Prêmio Comunica Atricon 2025

Presente à solenidade, o presidente Wilber Coimbra disse que a conquista ratifica a transformação que o TCE-RO vem consolidando: uma comunicação mais humana, mais próxima, mais estratégica e, acima de tudo, conectada ao que realmente importa: o cidadão e a relevância social do controle externo.

Líder da Comunicação do TCE de Rondônia, o jornalista Wendell Rodrigues destacou os pilares que têm feito a instituição se destacar na área: uma Comunicação Pública feita de forma simples, útil e capaz de gerar conexão com as pessoas.

A FORÇA DA COMUNICAÇÃO FEITA EM RONDÔNIA

O projeto Comunica é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com execução da FSB Comunicação, patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio do Comitê de Ouvidorias e Corregedorias do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, ressaltou a importância da Comunicação para o Sistema Tribunais de Contas

Os jurados foram especialistas nacionais em comunicação pública, transparência, estratégia digital e inovação.

Eles identificaram nos projetos rondonienses características, que hoje representam as principais tendências da comunicação pública no Brasil: humanização das mensagens, criatividade narrativa, linguagem simples e a capacidade de transformar conteúdos técnicos em histórias que tocam pessoas.

Esse reconhecimento reflete a marca construída pelo TCE-RO nos últimos dois anos: comunicar não apenas para informar, mas para conectar, orientar e transformar.

Dois projetos realizados pela Comunicação do TCE-RO foram vencedores no Prêmio Comunica 2025, iniciativa da Atricon

OS JURADOS DO PRÊMIO COMUNICA ATRICON

  • Aline Castro, jornalista, conselheira da ABCPública e idealizadora do podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência;
  • Mariana Oliveira, ex-secretária de Comunicação Social do STF e ex-setorista da TV Globo/G1/GloboNews;
  • Kátia Brembatti, presidente da Abraji e referência em jornalismo investigativo;
  • Adriana Garcia, diretora da Abraji, com trajetória em Administração Pública e comunicação institucional;
  • Helen Braun, jornalista e consultora de comunicação estratégica;
  • Gilberto Jales, presidente do TCE-RN e referência nacional em inovação institucional;
  • Domingos Taufner, presidente do TCE-ES e especialista em Direito Tributário e Previdenciário;
  • Daniela Pereira, diretora de Estratégia Digital da FSB Comunicação e professora da FGV;
  • Dominique Thomaz, gerente de Estratégia Digital da FSB Comunicação.

POR QUE O PROJETO VOZES QUE HUMANIZAM FOI O VENCEDOR

Vencedor do Prêmio Comunica 2025, o projeto Vozes que Humanizam é uma estratégia de comunicação digital que transformou a forma como o TCE-RO dialoga com a sociedade. A ação converte fiscalizações e dados técnicos em narrativas humanas, acessíveis e conectivas.

Servidor da Comunicação do TCE-RO, Rodrigo Lewis, celebra a conquista dupla no Prêmio Comunica

A iniciativa deu voz a cidadãos, auditores e gestores, utilizando histórias reais para mostrar o impacto do controle externo na vida das pessoas.

O resultado foi histórico: mais de 124 mil interações e mais de 2,5 milhões de visualizações nas redes sociais do Tribunal ao longo de 18 meses.

O projeto reposicionou a imagem institucional e consolidou o TCE-RO como referência nacional em comunicação pública humanizada, transparente e voltada ao impacto social.

PROTAGONISTAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO TCE-RO

Já a websérie Conectados pelo Servir, Fortalecidos pelo Agir apresenta servidores como protagonistas da cultura organizacional do TCE-RO. Por meio de episódios audiovisuais, o projeto revela histórias reais de amizade, empatia, cooperação e pertencimento entre colegas de diferentes setores, mostrando como relações humanas fortalecem o compromisso institucional de servir à sociedade.

A campanha gerou alto engajamento, consolidou um ambiente de trabalho mais integrado e contribuiu diretamente para que o Tribunal conquistasse o selo Great Place to Work, tornando-se o único TCE do Brasil com essa certificação.

Mais que um projeto, transformou-se em um movimento interno, que reforçou pertencimento, elevou a cultura organizacional e estimulou um ambiente de diálogo franco, honesto e colaborativo.

UM REFLEXO DE UMA NOVA FORMA DE COMUNICAR

As conquistas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia no prêmio nacional não ocorrem por acaso. São consequência de uma comunicação que mudou de patamar.

A partir da orientação da Presidência do TCE-RO, a comunicação passou a entregar mais conexão com o cidadão, mais transparência, mais utilidade pública, mais valorização dos servidores, mais relevância social.

Presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, com lideranças e servidores durante a entrega do Prêmio Comunica 2025

Tanto o projeto Vozes que Humanizam quanto o Conectados pelo Servir, Fortalecidos pelo Agir serão, agora, incluídos no e-book nacional da Atricon. Isso possibilitará que a comunicação do Tribunal de Contas de Rondônia seja vista, estudada e replicada por profissionais de todo o país.

Porque comunicar, no TCE-RO, é iluminar o caminho do controle externo, aproximar o Tribunal das pessoas e reforçar a missão de impacto social que move toda a instituição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo