Pular para o conteúdo
intranet

Entidade promove coleta de sangue para captação de doadores de medula óssea

No próximo dia 26, acontece no auditório do Tribunal de Contas a campanha de captação de doadores para serem cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que é coordenada pela entidade Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), associação sem fins lucrativos que apoia familiares e pacientes portadores de leucemia, mieloma múltiplo e outras doenças do sangue.

Em reunião para tratar dos detalhes da campanha, entre o coordenador da ATMO em Porto Velho, Lindberg Oliveira, e as servidoras da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), Ana Paula Pereira e Frieda Sousa, ficou acertado, com a anuência da Presidência da Corte, que na próxima segunda-feira (17) o coordenador fará visitas aos setores do TCE, para esclarecer e conscientizar sobre a importância da doação.

Segundo Lindberg, o processo de doação consiste na coleta de 5 ml de sangue de cada voluntário. Após esse processo, o material coletado passa pelo teste de HLA, que verifica a compatibilidade entre doadores e receptores, cujo resultado é cadastrado no Redome.

O coordenador também informou que qualquer pessoa, entre 18 e 54 anos de idade, que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode cadastrar-se como doador voluntário.

A campanha tem a parceria da Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron).

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo