Sistema de Medição de Desempenho Organizacional é apresentado no TCE
Dando continuidade às ações de monitoramento do Plano Estratégico do Tribunal de Contas (TCE) para o período 2011/15, foi feita na última sexta-feira (26), na sala II da Escola Superior de Contas (Escon), a apresentação do Sistema de Medição do Desempenho Organizacional (SMDO), ferramenta que visa, entre outros pontos, acompanhar e avaliar a gestão e o desempenho da instituição.
Servidores de unidades diretamente ligadas à operacionalização do PE 2011/15 no âmbito da Corte participaram da explanação, feita pelos profissionais da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), contratada pelo Tribunal para realizar a consultoria sobre a execução do plano.
Segundo o consultor Flávio Popinigis, o SMDO integra as ações de preparação para a implementação no Tribunal da chamada gestão à vista. “Esse sistema fornecerá informações e números úteis para tomada de decisão, bem como promoverá a disseminação das ações estratégicas executadas pelos setores”, disse.
Ele explicou que o SMDO é composto por uma gama de indicadores estratégicos e operacionais, todos atrelados ao Plano Estratégico. Entre outros atributos, o sistema permite ao TCE desenvolver em seu âmbito organizacional maior interação de setores e servidores, clareza, dinamismo, alinhamento, balanceamento, suporte e participação, além de uma análise crítica quanto à coerência do desempenho organizacional com a estratégica traçada pelo PE.
Além de apresentar o sistema, destacando sua importância para a gestão estratégica do TCE, foram informadas as etapas – as realizadas tanto parcial quanto totalmente e as que ainda terão de ser desenvolvidas – visando à implementação do SMDO, bem como os princípios e os procedimentos para sua implantação e gestão no âmbito da Corte.
Ainda durante a apresentação, abordou-se o Índice de Execução do Plano Estratégico (Iepe), indicador idealizado para aferir a operacionalização do PE do TCE, cuja medição tem apresentado evolução desde a primeira aferição, realizada em 2012.