Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE estará presente na reunião da AROM

Atendendo a uma solicitação da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) estará presente à reunião que a entidade promove nesta sexta-feira, em Ariquemes. O objetivo da participação dos técnicos do TCE-RO é expor e esclarecer as dúvidas que ainda existem sobre o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (SIGAP), implantado pelo Tribunal. Estarão presentes à reunião, o Secretário Geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento e os assessores, Francisco Barbosa Rodrigues (Controle Externo) e Marcelo de Araújo Rech (Informática).

O SIGAP é um programa que promoverá um impulso tecnológico nas atividades institucionais do TCE-RO. Uma das vantagens do programa será a diminuição do volume de papéis que são enviados ao Tribunal. Hoje, os jurisdicionados seguem as normas através de duas Instruções Normativas, que estipulam modelos de formulários, cópias e prazos de entrega. Todos estes formulários são impressos em papel, o que resulta em uma quantidade enorme de documentos que se acumula a cada ano, gerando inclusive problemas logísticos.

Para se ter uma idéia, atualmente são exigidos 41 documentos, que vão desde o Balancete mensal até o Relatório Circunstanciado da Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial. No novo sistema os documentos que atualmente chegam em formato de formulários, passarão a ser enviados através de arquivo eletrônico com layout próprio, cobrindo todas as fases do processo de auditoria.

Além de prestar essas informações aos jurisdicionados, os técnicos também estarão à disposição para esclarecer outras dúvidas pertinentes ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo